Quanto custa a arte contemporânea? Qual dos artistas vivos goza de maior reconhecimento, cuja medida são as notas? O site da Artnet respondeu a essa pergunta analisando os resultados dos leilões de 2011 a 2015 e fazendo uma lista artistas contemporâneos mais vendidos. Infelizmente, os criadores da Rússia não estavam na lista.
10. Ed Rushey
Nos anos 60 do século passado, Ed, juntamente com artistas conhecidos como Andy Warhol e Jim Dine, participou do evento histórico "Uma nova imagem de objetos comuns". Esta foi uma das primeiras exposições no estilo pop art nascente nos Estados Unidos. Para a aparência não esclarecida, as pinturas de Rushey se assemelham mais à inscrição sob o estêncil no fundo das paisagens ou a uma alegre explosão de flores. No entanto, mais de 4 anos de sua criação foram vendidos por um total de 129 030 255 dólares.
9. Richard Prince
Richard fez seu nome fotografando imagens de anúncios impressos novamente, montando-as em ordem aleatória e decorando-as com slogans corajosos. Os cowboys de Marlboro, celebridades, estrelas porno, enfermeiras e namoradas de motociclistas sofriam com as mãos dele. E ele pinta o capô dos carros. O público apreciou seu trabalho em 146.056.862 dólares - Foi por esse valor que várias obras do artista foram vendidas.
8. Yayoi Kusama
Um artista que sofre de doença mental adora cobrir superfícies com pontos de tinta - isso é chamado de "rede do infinito". E ela conseguiu transformar essa ervilha e sua própria doença em uma marca registrada e agora é a artista contemporânea mais vendida no mundo (152.768.689 dólares).
7. Peter Doig
Um dos representantes da pintura de paisagem tradicional. Seu trabalho é sempre popular entre o espectador pós-moderno hiper-irônico - afinal, depois das inscrições, colagens de fotografias e cadeiras de bolinhas, é tão bom parar de olhar a paisagem noturna tropical. Durante 4 anos, vendeu pinturas em 155.229.785 dólares.
6. Fan Zeng
Inscrições de caligrafia, paisagens em aquarela transparentes e retratos no estilo tradicional chinês também estão vendendo bem - 176 718 242 dólares de 2011 a 2015.
5. Cui Ruzhou
Este artista chinês contemporâneo é famoso por seu trabalho com tinta, representando flores, pássaros e paisagens. No entanto, as pessoas comuns não conseguem entender o poderoso poder da arte - e, em 2012, uma faxineira do hotel Grand Hayatt jogou acidentalmente uma de suas obras pelo preço de US $ 3,7 milhões no lixo. Os trabalhos de Tsui Ruzhou nos últimos 4 anos foram vendidos por 223 551 382 dólares.
4. Zeng Fanji
As complexas obras multicoloridas de outro artista chinês, onde criaturas e objetos vivos se enredaram na teia ou se perderam na floresta de inverno, além de pioneiros sinistros com mãos ensangüentadas de 2011 a 2015, também venderam bem - por 267 949 220 dólares.
3. Christopher Wool
A marca registrada de Christopher é uma enorme tela branca com letras pretas. Quatro dessas cartas, formando a palavra Riot ("rebelião"), foram vendidas na Sotheby's por US $ 29,9 milhões. E em apenas 4 anos, as obras do artista foram vendidas no valor de 323.997.854 dólares.
2. Jeff Koons
O ex-marido da estrela pornô Cicciolina prefere trabalhar no gênero "neo-pop". Especialmente famosa por suas esculturas de aço, imitando brinquedos de balões retangulares. Para uma das obras (um cachorro de aço laranja), US $ 58,4 milhões foram pagos no leilão da Christie's. Jeff também planeja colocar um guindaste em frente ao Museu de Arte de Los Angeles, no qual uma locomotiva a vapor paira para soprar e emitir fumaça. De 2011 a 2015, Koons vendeu obras para um total de 379 778 439 dólares.
1. Gerard Richter
Em primeiro lugar no ranking dos artistas com as pinturas mais vendidas, há um mestre que nem se considera como tal. Segundo Gerard, durante muito tempo ele criou algo que não estava relacionado à arte, composição, cor, criatividade, etc. Nomeadamente, cobriu a tela com manchas de tinta com a ajuda de raspadores e espátulas. Uma dessas pinturas, intitulada "Abstract Image", que mais lembra uma melancia que morreu em agonia, foi avaliada na Sotheby's por 43,6 milhões de dólares, e o trabalho do artista por quatro anos vendido por uma quantidade modesta de 1 165 527 419 dólares.