Por um lado, um desperdício de dinheiro (especialmente se o valor for expresso em uma figura de nove dígitos) é um ato de fé em um jogador de futebol específico. Por outro lado, uma transferência de dinheiro coloca o fardo de esperanças e esperanças da equipe e de seus torcedores nos ombros deste jogador de futebol. E pode causar uma reação violenta se um jogador de futebol não atender às expectativas.
Mas vamos deixar a letra e passar para os números específicos. Aqui estão as dez transferências mais caras da história do futebol, com os nomes dos jogadores e os valores que pagaram por eles.
10. Eden Hazard
Preço: 100 milhões de euros.
No verão de 2019, Eden finalmente concluiu sua transição do Chelsea para o Real Madrid. O próprio jogador de futebol afirmou repetidamente seu desejo de deixar Albion enevoado e se mudar para lugares mais ensolarados, no entanto, o "azul" conseguiu manter o belga em casa por mais um ano.
Ao longo da temporada, este jogador de futebol criativo e veloz marcou 21 gols e deu 17 assistências, confirmando sua reputação como jogador de alta classe.
9. Cristiano Ronaldo
Preço: 100 milhões de euros.
Um dos jogadores de futebol mais bonitos do mundo já atingiu uma idade avançada para o atleta (ele tem 34 anos). Ele se mudou do Real Madrid para a Juventus em 2018, tornando-se o jogador mais velho entre as 10 transferências mais caras.
Embora a idade do ícone do futebol em Portugal fosse preocupante, o jogo de Cristiano ainda é brilhante. Parece um bom vinho, a idade de Ronaldo apenas cores.
8. Gareth Bale
Preço: 100,8 milhões de euros.
Em 2013, a transferência de Bail do Tottenham para o Real Madrid quebrou todos os recordes mundiais. Esta estrela do futebol custou à nova equipe ainda mais do que Cristiano Ronaldo em 2009.
A esse preço, é claro, todos esperavam que Bale jogasse com Ronaldo ou acima dele, mas seus primeiros seis meses no Real Madrid foram prejudicados por lesões. No entanto, os torcedores receberam sua dose de felicidade assistindo à sensacional vitória sobre o Barcelona na final da Copa da Espanha.
Até agora, Bale é considerado um dos jogadores mais rápidos do mundo, como comprovado por dois gols marcados na partida contra o Liverpool na final da Liga dos Campeões. Bale realmente venceu esta partida por seu time. É verdade que o atleta não gostou muito de ficar no banco e começou a falar sobre uma possível saída do clube. Talvez ele esteja esperando outra transferência fenomenalmente cara.
7. Paul Pogba
Preço: 105 milhões de euros.
É engraçado, mas o sétimo número na lista das transferências mais caras do mundo é uma espécie de transferência de retorno.
Em 2012, o Manchester United permitiu que Paul deixasse o time para comprá-lo de volta quatro anos depois. E por uma quantidade muito maior, e depois da Juventus Pogba se transformou em um dos melhores médios.
É verdade que, na nova equipe, Paul teve dificuldades - ele não teve um relacionamento com o treinador da equipe, José Mourinho. Mas depois que os portugueses saíram, os bons tempos voltaram para Pogba, e seu jogo melhorou bastante. O novo treinador, o norueguês Ole Gunnar Solskher, ainda não reclamou da atitude imprópria de Paul.
6. Usman Dembele
Preço: 105 milhões de euros.
O Barcelona assumiu riscos ao comprar Usman do Borussia Dortmund. No entanto, para a primeira temporada do jogo pela Alemanha, Usman mostrou excelentes resultados, tornando-se um dos principais jogadores do campeonato.
Infelizmente, apenas alguns meses depois, Dembele foi ferido, uma ruptura do tendão e foi forçado a passar quase seis meses sem jogo. No entanto, "Barcelona" não acha que perdeu, porque com a restauração de Usman mostra todos os melhores e melhores resultados. E o jogo dele tem um espetáculo verdadeiramente fascinante para os fãs: é difícil transmitir em palavras a reação das arquibancadas ao golpe sensacional de Sevilha, bem como a sensação de velocidade e poder que um jogador de futebol irradia.
5. Antoine Griezmann
Preço: 120 milhões de euros.
Em julho de 2019, uma das transferências mais longas e mais caras da história do futebol terminou, e Antoine finalmente se mudou do Atlético Madrid para Barcelona.
Os rumores sobre uma possível transição começaram a circular há dois anos, mas depois de várias semanas de animada discussão sobre esse assunto emocionante na imprensa de futebol, Griezmann atendeu e decidiu prorrogar o contrato com o Atlético.
No entanto, em 2019, o preço do seu resgate caiu para 120 milhões de euros, e o valor, embora ainda grande, aparentemente deixou de ser muito pesado para o clube.
4. Juan Felix Sequeira
Preço: 126 milhões de euros.
Quase todos os grandes clubes europeus estavam à procura de um jogador promissor diante de um português que marcou vinte gols na temporada 2018/2019. No entanto, ele conseguiu o Atlético de Madrid, passando a partir dos "Benefícios" portugueses de Juan (como profissional).
3. Philippe Coutinho
Preço: 160 milhões de euros.
Em janeiro de 2018, Filippe mudou-se de Liverpool para Barcelona em busca de progresso, reconhecimento e dinheiro. Parecia que ele conseguiu o que queria, porque seu novo time ganhou o título de campeão da Espanha duas vezes seguidas.
No entanto, Coutinho só podia assistir, desamparado, assistir seu ex-clube destruir o Barcelona no caminho para a final da Liga dos Campeões. É claro que esse fato contribuiu para as emoções ambiciosas do jogador de futebol e, ao que parece, a transferência não foi tão boa para ele quanto o esperado. É improvável que, quando na história das transferências mais caras, tanto dinheiro não tenha causado tanta decepção.
Parece que este verão para Barcelona e Coutinho será interessante. O clube vai cortar custos (apesar de Filippe ainda não ter recebido todos os pagamentos adicionais), e o jogador ainda não decidiu o que fazer.
2. Kilian Mbappe
Preço: 180 milhões de euros.
Kilian Mbappe mostrou o jogo fenomenal na Copa do Mundo de 2018. Ele se tornou o segundo jogador após o lendário Pelé a marcar um gol na Copa do Mundo. Ele se tornou um dos melhores gols da história do futebol.
Não é de surpreender que no final da Copa do Mundo na Rússia ele tenha sido reconhecido por unanimidade como o melhor jovem jogador desta temporada. E entre os jogadores franceses, o recorde de Kilian era absoluto, pois antes dele nenhum francês havia feito algo assim.
Obviamente, as expectativas dos torcedores se concentraram em Kilian, que se tornou seu novo messias do futebol, um substituto digno para os já antigos Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Não é de surpreender que o Paris Saint-Germain tenha investido tanto dinheiro nele, fazendo de Kilian o jogador de futebol mais caro do mundo a atingir a maioridade.
No entanto, Mbappé não vai descansar, porque o Paris Saint-Germain ainda não conseguiu sair das quartas de final da Liga dos Campeões. Para crescimento profissional e novas conquistas, o Mbappe pode ter que procurar outra equipe. Dizem que ele já está pensando nisso.
1. Neymar
Preço: 222 milhões de euros.
A transferência de Neymar de Barcelona para Paris Saint-Germain se tornou a transferência mais cara da história do futebol. Sim, o que “se tornou” lá, ele superou todas as transferências anteriores, como um dinossauro de galinha, e as deixou à distância para engolir poeira.
E, é claro, apenas um super-rico poderia pagar tanto dinheiro por um jogador de futebol, embora um campeão olímpico (não é segredo que Paris Saint-Germain é o orgulho do bilionário do Catar).
A transferência valeu o dinheiro? Neymar teve um bom desempenho e, embora o Paris Saint-Germain tenha perdido para o Real Madrid, ele saiu na França, conquistando todos os troféus possíveis e impossíveis e recuperando o título de campeão. Supunha-se que Neymar também ganhasse a Bola de Ouro pelo PSG - um prêmio que apenas os melhores jogadores do ano recebem. No entanto, ela foi para Luca Modric, do Real Madrid. E se Neymar não receber o cobiçado prêmio este ano, é provável que eles o apontem para a porta.