Lanches têm sido uma parte integrante de nossas vidas. Crianças e adultos gostam de comer salgadinhos, pipoca, biscoitos e salgadinhos de frutas. No entanto, alguns dos lanches mais populares e deliciosos têm um lado desagradável, sobre o qual os fabricantes geralmente não informam os consumidores.
Aqui estão os 7 principais fatos "insípidos" sobre lanches vendidos em lojas russas.
7. Cheetos traiu seu cérebro
Esses salgadinhos de milho cor de laranja são deliciosamente deliciosos e muito antigos (em termos de datas de primeira venda). O clássico Cheetos crocante apareceu em 1948 e rapidamente se tornou uma das melhores marcas de aperitivos.
Esses chips se tornaram incrivelmente populares por um motivo. Segundo o cientista Steven Wheaterley, especialista em nutrição, Cheetos é um exemplo de "calorias ameaçadas". Os alimentos na boca enganam o cérebro, que pensa que, como não há comida, não há calorias consumidas. E se o cérebro não pensa que o corpo consome calorias, ele não envia uma mensagem ao estômago de que você está cheio. Isso facilita a ingestão de todo o pacote Cheetos e a compra de um novo.
6. Pretzels tomam banho com álcalis
O sexto número na lista de histórias "pouco apetitosas" sobre fast food são pretzels de cerveja morna e quente, que também são ideais para um lanche em fuga. Você sabe o que dá aos pretzels um sabor memorável e uma crosta de dar água na boca? A resposta é simples - é soda cáustica, é soda cáustica. A massa do pretzel é mergulhada em uma mistura de água e álcalis antes de assar. O banho alcalino confere aos pretzels uma cor marrom atraente. Caso contrário, os pretzels “saem” do forno em branco. Uma mistura de água quente e bicarbonato de sódio também pode ser usada como agente de escurecimento, mas muitos padeiros acreditam que o método alcalino fornece os melhores resultados. Os padeiros geralmente usam álcalis não industriais, mas especiais.
5. Carne enlatada pode causar câncer
A carne enlatada é uma boa opção para quem procura um lanche rico em proteínas. No entanto, a Organização Mundial da Saúde acredita que os produtos à base de carne processada aumentam o risco de desenvolver certos tipos de câncer.
Cerca de 34 mil mortes anuais relacionadas ao câncer (em todo o mundo) são resultado de uma dieta com muita carne processada. Talvez isso se deva ao fato de que, durante o tratamento térmico da carne, são formados agentes cancerígenos nela.
4. Há mais para mascar doces do que açúcar e especiarias
Mastigar ursos, cobras e outros doces são um dos lanches mais favoritos em crianças e adultos. Mas há um fato desagradável: este produto contém resíduos do matadouro. Ou seja - gelatina.
Já na Idade Média, as pessoas descobriram que, se a água e a pele dos animais fossem fervidas em água, o caldo endureceria quando esfriado. Então, o processo de fabricação da gelatina foi muito longo e levou cerca de 6 horas. Somente famílias ricas com um grande número de funcionários poderiam realizar essa tarefa.
Hoje, a gelatina é produzida comercialmente em todo o mundo. E você não precisa ser um proprietário de gado rico para desfrutar de mascar ursinhos de pelúcia que devem sua existência a partes cozidas de animais.
3. Batatas fritas são saborosas, mas podem ser perigosas
Batatas fritas (assim como batatas fritas) não podem ser atribuídas a alimentos saudáveis, devido à abundância de sódio e gordura. Mas o maior perigo nesses produtos é a acrilamida. Este produto químico causa câncer em animais de laboratório. Está ausente nas batatas cruas e aparece após o cozimento em alta temperatura.
- Por exemplo, em 120 gr. batatas cozidas contêm mais de 3 microgramas de acrilamida.
- E em 30 gr. Batatas Pringles - 25 mcg desta substância.
- Se você tomar uma porção de 180 gramas de batatas fritas do McDonald, ela contém 72 microgramas de acrilamida.
O uso frequente de alimentos com acrilamida em mulheres aumenta o risco de desenvolver câncer nos ovários ou colo do útero.
2. Lanches de frutas não são mais saudáveis que doces
Em segundo lugar no ranking de fatos interessantes sobre lanches rápidos, está um produto posicionado como uma fonte saudável de vitaminas. Geralmente, há uma inscrição nos rótulos desses lanches que são feitos de frutas reais e contêm a quantidade diária recomendada de vitamina C.
No entanto, a utilidade de uma barra de frutas não pode ser comparada a morangos ou bananas reais. Embora os lanches de frutas sejam nutritivos, eles têm mais em comum com doces do que com frutas reais. Eles são baixos em fibras, que é rica em frutas frescas.
Alguns lanches contêm o adoçante maltitol, que tem um efeito laxante (com a ressalva, em grandes doses).
1. Pipoca pode causar doença pulmonar
A pipoca é um dos lanches mais antigos e famosos. Segundo os arqueólogos, até os sul-americanos (ou seja, o Peru) o apreciavam há 6700 anos. Em seguida, a pipoca foi cozida em brasa ou segurando fogo. No mundo moderno, o microondas lida perfeitamente com essa tarefa. Quem já colocou um pacote de pipoca no microondas conhece o cheiro característico desse lanche. Mas o sabor amanteigado que dá à pipoca um aroma tão agradável contém produtos químicos e aditivos alimentares perigosos - gorduras trans. Se você inalá-los, poderá danificar os pulmões. Trabalhadores em fábricas de pipoca freqüentemente sofriam "pipoca de pulmão" devido à exposição regular a vapores químicos. A doença danificou os bronquíolos e eles se estreitaram, o que dificultava a respiração de uma pessoa.
No entanto, não são apenas os funcionários dos fabricantes de pipoca que estão em risco. O consumidor regular Wayne Watson, do Colorado, adoeceu com pipoca nos pulmões porque comia dois pacotes de pipoca diariamente por dez anos. Como um verdadeiro americano que não tolera injustiças, Watson decidiu processar o produtor e o vendedor de pipoca e recebeu US $ 7 milhões deles como compensação.