Todos os pedidos do governo são colocados no portal Zakupki.gov.ru. Os dados desse recurso foram analisados pelos analistas da Forbes. Como resultado, foi compilado o ranking da Ordem dos Reis do Governo, que incluía proprietários de empresas líderes pelo número de contratos governamentais conquistados.
Uma luta séria está se desenrolando pelo direito de cumprir um contrato de vários milhões de dólares, portanto, não é de surpreender que os líderes fossem jogadores conhecidos por sua perspicácia nos negócios.
10. Ziyaudin Magomedov (30 bilhões de rublos)
O grupo de empresas Summa, de propriedade de Magomedov, é regularmente incluído na classificação de "reis da ordem do estado". No entanto, em 2013, os resultados foram muito piores do que antes. Talvez porque as críticas ao presidente Putin tenham sido obra de um primo de Magomedov A. Bilalov, vice-presidente do Comitê Olímpico.
9. Alexander Karmanov (30 bilhões de rublos)
O ex-atleta de judô é o único proprietário da Krasnodarstroytransgaz e do Eurasian Pipeline Consortium. Os principais clientes de Karmanov foram AK Transneft e OOO Gazprom komplektatsiya.
8. Ivan Shabalov (31,2 bilhões de rublos)
Shabalov é o único proprietário da tecnologia inovadora de tubos da empresa. Todos os principais pedidos do governo vencidos por Shabalov estão relacionados ao fornecimento de tubos para a Gazprom.
7. Boris Rotenberg (33 bilhões de rublos)
O irmão Boris Arkady Rotenberg liderou a classificação de “Reis da ordem do estado”. Mas desde A participação de Boris nas empresas contratantes é um pouco menor; ele estava apenas na 7ª linha dos dez primeiros. Entre os clientes cujos contratos trouxeram milhões à Rotenberg estão a Gazprom e a RAO Energy Systems do Oriente.
6. Ziyad Manasir (35 bilhões de rublos)
A empresa de consultoria Manasira Stroygaz é a maior contratada da Gazprom há muitos anos. No entanto, o monopólio do gás está se voltando cada vez mais para os serviços de outros contratados, portanto, tendo ganho 35 bilhões por ano, Manasir vendeu sua participação na Stroygazconsulting.
5. Victor Perevalov e Valery Abramov (70 bilhões de rublos)
A VAD, uma empresa de propriedade comercial, é a maior construtora de redes rodoviárias no noroeste da Rússia. O “VAD” responde por quase metade dos pedidos de reparo de ruas e estradas de São Petersburgo. A empresa também opera nas regiões de Carélia, Vologda e Arkhangelsk.
4. Evgeny Sur e Vladimir Kostylev (80 bilhões de rublos)
Os empresários são os principais proprietários da USK "Bridge". Os maiores projetos da empresa foram a estrada olímpica Adler - Alpika-Service, além da construção em larga escala de uma ponte. Russo em Vladivostok.
3. Gennady Timchenko (41 bilhões de rublos)
Um volume tão significativo de pedidos governamentais veio de contratos conquistados pela Stroytransgaz, Transoil, ARKS e SK Most. Os clientes das empresas de Timchenko eram Transneft, Rosneft e FSUE Spetsstroytekhnologii.
2. Sergey Gritsay (51,8 bilhões de rublos)
Gritsay possui 75% do Moselectrotyagstroy Trust. Em 2010, a empresa estava à beira da falência, mas em 2013 recebeu 30 contratos da FSUE "Spetsstroyengineering" para a construção de vários objetos do Ministério da Defesa (valor total - mais de 69 bilhões de rublos)
1. Arkady Rotenberg (184 bilhões de rublos)
A Rotenberg possui participações significativas em empresas contratadas como Stroygazmontazh, TEK Mosenergo, Northern European Pipe Project, Mostotrest. Em 2013, essas empresas realizaram trabalhos para a Gazprom, Rosavtodor e Moscow Metro.
Foto de Forbes.ru