A Agência de Comunicações Políticas e Econômicas, com a assistência de Nezavisimaya Gazeta, preparou e publicou a Classificação de Influência Política para os chefes das entidades constituintes da Federação Russa.
Ao compilar a classificação, especialistas independentes - jornalistas, cientistas políticos, estrategistas políticos e especialistas em mídia avaliam em uma escala de 10 pontos o grau de influência de um chefe da região em particular na situação política na Rússia no nível federal.
Em seguida, calculando a média aritmética dos resultados das avaliações de todo o grupo de especialistas, a classificação final é exibida. Assim, todos os 83 gerentes atuais estão classificados. Chamamos a sua atenção os vinte primeiros, cujos especialistas em influência caracterizam como "muito fortes".
20. Berg Yuri Alexandrovich, chefe da região de Orenburg, 4,53 pontos. Desde 2005, ele trabalha como chefe do centro regional e, desde 2010, é o governador da região.
19. Misharin Alexander Sergeevich, chefe da região de Sverdlovsk, 4,65 pontos. O ex-chefe da Ferrovia Sverdlovsk, bem como o primeiro Vice-Ministro das Ferrovias da Federação Russa, é governador desde 2009.
18. Kobylkin Dmitry Nikolaevich, chefe do Okrug Autônomo Yamal-Nenets, 4,68 pontos. O jovem político foi sucedido por Yuri Neyelov, que chefiou o distrito por mais de 16 anos.
17. Gromov Boris Vsevolodovich, chefe da região de Moscou, 4,70 pontos. O Coronel General e Herói da União Soviética desde 2000 está no comando da região de Moscou.
16. Artamonov Anatoly Dmitrievich, chefe da região de Kaluga, 4,76 pontos. Ele é o chefe da região há mais de dez anos - desde 2000.
15. Gordeev Alexey Vasilievich, chefe da região de Voronezh, 4,82 pontos. Um político experiente e ex-ministro da Agricultura administra a região desde 2009.
14. Gruzdev Vladimir Sergeevich, o chefe da região de Tula, 4,85 pontos. Nomeado Governador há pouco mais de seis meses, mas também é membro do Conselho Geral e do Presidium do Ramo Regional da Cidade de Moscou da Rússia Unida.
13. Savchenko Evgeny Stepanovich, chefe da região de Belgorod, 5,12 pontos. Ele é o chefe desse assunto da Federação há quase 20 anos - desde 1993.
12. Yurevich Mikhail Valerevich, chefe da região de Chelyabinsk, 5,65 pontos. Um político e empresário experiente, lidera a região desde 2010.
11. Tuleev Aman Gumirovich, chefe da região de Kemerovo, 5,68 pontos. Um político experiente e chefe da região rico em recursos naturais apenas "não conseguiu o suficiente" para entrar entre os dez primeiros.
10. Kuznetsov Lev Vladimirovich, chefe do território de Krasnoyarsk, 5,97 pontos. Fecha os dez primeiros lugares de uma das regiões produtoras de recursos mais ricas.
9. Yakushev Vladimir Vladimirovich, chefe da região de Tyumen, 6,00 pontos. A importância da importante região produtora de petróleo da Rússia leva esse líder a posições significativas no ranking.
8. Shantsev Valery Pavlinovich, chefe da região de Nizhny Novgorod, 6,08 pontos. O fato de o governador gozar de considerável confiança entre a população desempenha um papel não menos importante no ranking do que a importância estratégica da própria região de Nizhny Novgorod.
7. Turchak Andrey Anatolyevich, chefe da região de Pskov, 6,16 pontos. Segundo especialistas, suas altas posições se devem a laços estreitos com a equipe do primeiro-ministro e às mudanças positivas que a região sofreu enquanto Turchak estava no comando da região.
6. Tkachev Alexander Nikolaevich, chefe de administração (governador) do território de Krasnodar, 6,26 pontos. O chefe da região "olímpica", embora não esteja entre os cinco primeiros, é amplamente conhecido por seus fortes laços com a elite política.
5. Khamitov Rustem Zakievich, chefe da República do Bascortostão, 6,33 pontos. Rustem Khamitov, que recentemente chefiou a república, deve um lugar alto na classificação ao significado principal da República do Bascortostão.
4. Minnikhanov Rustam Nurgalievich, Presidente da República do Tartaristão, 6,52 pontos. O mandato de Minnikhanov é curto, mas, como no caso de Khamitov, seu peso é determinado pela importância da região liderada.
3. Kadyrov Ramzan Akhmadovich, chefe da República Chechena, 6,72 pontos. A queda nos três primeiros, segundo especialistas, deve-se à influência de Kadyrov na situação política interna do Cáucaso.
2. Poltavchenko Georgy Sergeevich, chefe de São Petersburgo, 7,06 pontos. A nova posse, no entanto, já tem um peso político significativo, que, é claro, é determinado principalmente pelo valor da região que lhe foi confiada.
1. Sobyanin Sergey Semenovich, Prefeito de Moscou, 7,82 pontos. A liderança do prefeito da capital é facilmente explicada pelo significado da região que ele lidera. Mas não se deve negar o peso da figura do próprio Sobyanin como político experiente e autoritário.