Mesmo com o advento da era moderna e o advento da fotografia, filme e tecnologia digital, a pintura continua sendo uma maneira popular de expressar os sentimentos. E deixa em aberto a questão de qual combinação de talento, gênio e circunstâncias leva à criação de uma obra-prima capaz de reivindicar o título de um clássico eterno.
Não poderemos responder a essa pergunta, mas podemos nomear as pinturas mais famosas do mundo, criadas por artistas famosos, e são objetos do patrimônio cultural mundial.
10. Nós não fomos lá, Lev Soloviev
"Sim, esta é a foto de Repin 'Eles navegaram'!", O leitor pode ficar indignado. Além disso, esse não é apenas o nome de uma obra-prima e seu autor (de fato, não), mas uma expressão estabelecida que denota uma situação desagradável e impasse.
E se o artista Lev Grigorievich Soloviev soubesse dele, ele provavelmente seria engraçado e ofendido. É ridículo que essa expressão possa ser aplicada a ele e à sua criação. Mas é uma pena - porque ele realmente pintou o quadro.
O "nascimento" da tela ocorreu na década de 1870, e na década de 1930 a pintura apareceu em uma exposição de museu e ficou ao lado das pinturas de Ilya Repin. Portanto, os visitantes decidiram que ele também pertence ao pincel do grande mestre. E eles atribuíram à tela um nome nacional curto e amplo - “navegou”.
9. meninas Avignon, Pablo Picasso
Essa pintura abriu a era moderna do cubismo, rompendo decisivamente a tradição representativa da pintura ocidental e incluindo alusões a máscaras africanas, que Picasso viu no Museu Etnográfico de Paris.
As mulheres da foto são na verdade prostitutas de um bordel em Barcelona. Daí o nome original da imagem - "bordel filosófico".
8. Grite, Edward Munch
Um dos primeiros representantes do expressionismo usou apenas óleo e pastel para desenhar sua figura mais famosa. O artista queria mostrar um "grito da natureza", que causa a agonia de uma pessoa iniciada a tal ponto que se assemelha a um esperma ou embrião mais do que um representante do homo sapiens.
Uma das pinturas mais famosas de nossa época é resultado da ansiedade e do medo que Edward Munch experimentou durante o dia, quando estava andando com dois amigos. Então as nuvens ardentes lembraram-lhe sangue e "línguas de fogo sobre um fiorde e cidade preto-azulado".
Desde o final do século XX, o Scream tem sido amplamente imitado e parodiado na cultura. Esta imagem apareceu em anúncios, filmes, memes da Internet etc. Alguns historiadores da arte consideram um "ícone da arte moderna" e "Mona Lisa do nosso tempo".
7. Vigília Noturna, Rembrandt
Esta famosa pintura foi escrita pelo artista holandês Rembrandt van Rijn e agora é considerada o auge da Era de Ouro holandesa.
Pintura a óleo sobre tela retrata atiradores da companhia do capitão Frans Bunning Coc. A imagem é famosa por seu incrível jogo de luz e sombra e pelo movimento com o qual o retrato militar tradicionalmente estático está cheio.
Inicialmente, “Night Watch” tinha um nome muito mais longo - “O desempenho da companhia de espingardas do capitão Frans Bunning Cock e do tenente Willem van Reutenburg”. E o nome conhecido agora apareceu apenas no século XVIII.
6. O Jardim das Delícias Terrenas, Jerome Bosch
As pinturas mais famosas do mundo retratam principalmente uma ou duas pessoas. Mas esse tríptico de lona está realmente lotado. Foi criado por um artista do final da Idade Média que acreditava que Deus e o Diabo, o Paraíso e o Inferno são reais.
Existem três cenas na imagem:
- na asa esquerda mostra Cristo representando Eva Adão,
- à direita está o contorno do inferno;
- não está claro se o painel central representa o céu. Por um lado, este é um idílio: as pessoas desfrutam de alegrias amorosas, mergulham descuidadamente na água e várias figuras voam nos céus. Por outro lado, nos dias em que Bosch viveu, a cópula era um mal inevitável ou um pecado terrível, demonstrando a natureza básica do homem.
A propósito, o nome "Jardim das Delícias Terrenas" não foi dado à Bosch por sua criação, mas pelos pesquisadores. E até agora eles não concordaram com o que o autor desta obra-prima queria mostrar às pessoas.
5. Retrato do casal Arnolfini, Jan van Eyck
Esta composição é considerada uma das obras mais importantes feitas durante o Renascimento do Norte e é uma das primeiras pinturas a óleo. O retrato duplo de corpo inteiro é supostamente retratado pelo comerciante italiano Giovanni di Nicolao Arnolfini e uma mulher que pode ser sua noiva ou esposa.
Em 1934, o famoso historiador e teórico da arte Erwin Panofsky sugeriu que a pintura realmente retrata a cerimônia do casamento. Isso é indicado pela conexão das mãos dos personagens da gravura, bem como pela pose do homem, característica de pronunciar o juramento.
O que se pode dizer com segurança é que “Retrato do casal Arnolfini” é uma das primeiras imagens do interior com uma perspectiva ortogonal. Isso é feito para criar uma sensação de espaço que parece adjacente ao próprio espaço do espectador. Parece que você pode se levantar e entrar em cena.
Alguém brincou que o rosto do comerciante Giovanni di Nicolao Arnolfini é muito semelhante ao rosto do presidente russo Vladimir Putin. Vocês, queridos leitores, decidem por si mesmos se é assim ou não.
4. O nascimento de Vênus, Sandro Botticelli
Aqui está a primeira gravura completa com um caráter não bíblico nu da antiguidade. Foi criado para Lorenzo Medici.
A figura da Deusa do Amor provavelmente foi inspirada em Simonetta Vespucci, a primeira beleza do Renascimento florentino.
Tal imagem frívola provocou a fúria de Girolamo Savonarola, o monge dominicano que liderou ações fundamentalistas contra os gostos seculares dos florentinos. Sua campanha incluiu a infame “fogueira da vaidade” de 1497, na qual objetos “seculares” - cosméticos, obras de arte, livros - foram queimados na fogueira.
O "Nascimento de Vênus" também deveria ser queimado, mas por algum milagre a imagem escapou da destruição. Botticelli ficou tão empolgado com esse incidente que, por algum tempo, desistiu da pintura.
3. Noite estrelada, Vincent Van Gogh
A pintura mais popular de Van Gogh foi criada em um abrigo para doentes mentais em Saint-Remy-de-Provence. Noite estrelada parece refletir seu estado turbulento de espírito na época. Acredita-se que, devido ao poder da imaginação (bem como sob a influência do transtorno mental), ele visse o céu estrelado de uma maneira que ninguém o viu.
2. Menina com brinco de pérola, Jan Vermeer
Uma das pinturas mais populares é chamada de Mona Lisa do norte ou holandesa. A imagem parece incrivelmente real e moderna, quase como se fosse uma fotografia.
Isso deu origem à teoria de que Vermeer usou um dispositivo pré-fotográfico chamado câmera pinhole para criar sua imagem. Se deixarmos essa suposição de lado, mais uma pergunta permanece com relação à imagem. Quem posou para o artista? Muitos historiadores da arte acreditam que essa garota poderia ser uma serva de Vermeer.
Do ponto de vista técnico, "Garota" não é um retrato, mas um exemplo do gênero holandês chamado "Troni". Os artistas que trabalharam nesse gênero não atraíram o homem inteiro, mas apenas sua cabeça.
1. Mona Lisa, Leonardo da Vinci
Uma das pinturas mais famosas de Da Vinci há muito excita as mentes dos críticos de arte e amantes dos mistérios da pintura. Quem é retratado na tela e por que essa mulher está sorrindo?
Nos últimos anos, várias teorias foram apresentadas sobre o primeiro número. O mais famoso deles:
- Esta é a esposa do comerciante florentino Francesco di Bartolomeo del Giocondo (o nome alternativo da obra é Gioconda).
- Esta é a mãe de Leonardo, Katerina.
- E, finalmente, este é um auto-retrato em forma feminina.
Quanto a esse sorriso famoso, seu mistério ao longo dos séculos deixou as pessoas loucas.
Preste atenção também ao visual sobrenaturalmente calmo de Mona Lisa, que combina perfeitamente com a paisagem atrás dela. Parece dissolver-se através do uso de perspectivas atmosféricas.