Comprar um carro-chefe não é apenas uma busca de moda ou, como alguns dizem, exibições, mas também um passo a frente. Ao comprar um dispositivo caro, uma pessoa se reserva uma quantidade de energia nos próximos anos: seu smartphone será relevante por um longo tempo, enquanto os modelos de orçamento ficarão obsoletos em um ano. E se você pegar esse telefone em parcelas, obteremos números completamente diferentes aqui: apenas cerca de dois mil rublos por mês para possuir um dispositivo premium. No entanto, surge outra pergunta: qual smartphone escolher em 2018?
Artigos relacionados:
- A classificação final dos melhores smartphones de 2017 em termos de preço / qualidade.
- A classificação final dos melhores smartphones chineses de 2017 por preço / qualidade.
Apple ou Samsung
Para começar, a escolha do telefone é determinada principalmente por marcas acessíveis. E aqui temos dois principais players no mercado: Apple e Samsung. Você dirá que existem muitos outros dispositivos interessantes, mas eles não podem se orgulhar da demanda que está nos carros-chefe dos fabricantes mencionados acima. Consequentemente, o nível de disponibilidade e os termos dos empréstimos sempre serão maiores e melhores com esses dispositivos.
Android ou iOS
Então, o que você deve ter em mente ao escolher um carro-chefe? Primeiro de tudo, você precisa entender claramente que Android e iOS são dois mundos completamente diferentes. O Android é mais flexível: aqui você tem total liberdade de ação, vê o que deseja, baixa todos os arquivos que desejar, conecta pen drives e assim por diante.
Mas o iOS, por outro lado, é um sistema mais fechado. Cada um tem seus prós e contras, mas dizer que um é melhor que o outro é impossível. De qualquer um desses sistemas, você pode alternar com segurança para outro, copiando todos os dados necessários. No entanto, hoje você pode até transferir o progresso salvo de um jogo para outro.
Nova Apple: iPhone 8 e iPhone X
Hoje, os principais dispositivos da Apple são o iPhone 8 e o iPhone X (revisão). O último saiu muito incomum em comparação com os iPhones anteriores, e custa uma ordem de magnitude maior, então nem todos se atrevem a comprá-lo. No entanto, a escolha dos oito habituais também não tem um significado especial, uma vez que não há nada nele que os diferencie fundamentalmente dos mesmos sete. A única coisa aqui é que temos um copo de volta, o que, na minha opinião, é um sinal de menos, pois isso tornou o smartphone mais frágil.
Sim, no iPhone da sétima geração, você não encontrará o carregamento sem fio, mas se você o enfrentar, a maioria dos usuários da Apple realmente não precisa disso, porque de alguma forma todos esses anos que eles viveram sem ele, quando no Android essa tecnologia estava logo cem anos no almoço.
No entanto, em termos de se posicionar como um dispositivo de moda, o iPhone está bem. A empresa há muito tempo substituiu o falecido Nokia e, na Rússia, usar um dispositivo com o logotipo da Apple nas costas é considerado algo legal. Muitas vezes, as pessoas estão mesmo prontas para fechar os olhos para certas deficiências, a fim de agradar o status que lhes dá a posse deste gadget.
Não é necessário ir longe para obter exemplos. Vamos dar uma olhada no último carro-chefe da empresa. Veremos que os dez não foram criados para serem convenientes. Não, foi feito para se destacar. Isso fica claro não apenas pelo tamanho do dispositivo, mas também pelo monobrow que apareceu no novo iPhone.
Por causa desse recorte, tive que sacrificar a maior parte dos ícones de notificação e remover a porcentagem de energia da bateria. E muitas vezes você precisa usar a tecla lateral para ativar o Face ID. Mas é incomum - tudo é como deveria ser para os fãs da Apple.
E se antes o iPhone podia se orgulhar de aparência, agora tudo parece diferente. Mas o mesmo Samsung pode ser facilmente reconhecido, graças à sua tela curva. Outro ponto negativo é que há uma tela na matriz OLED, mas a tela AlwaysOn, como na oitava “galáxia”, não está lá. Em geral, devo admitir que o principal público do iPhone X são as pessoas que vivem no ecossistema da Apple e compram seus novos telefones de ano para ano.
Então, quais são os profissionais do iPhone 8 Plus:
- área de tela maior;
- Matriz IPS - para alguns, isso pode ser uma vantagem;
- trabalha mais com uma única carga;
- câmeras idênticas e modos de disparo em qualidade;
- existe um scanner de impressão digital.
É verdade que houve alguns contras.
- alto-falante mais silencioso;
- imagem não tão vívida e brilhante quanto no OLED;
- não há recurso de imagem na forma de Face ID (imagem, porque a velocidade de desbloqueio é menor que a do scanner de impressão digital).
Marcas chinesas, japonesas, coreanas e européias
E a Samsung, você pergunta. De fato, se você comparar os dois dispositivos, no iPhone X não há uma única tecnologia que antes não estivesse de uma forma ou de outra nos smartphones Android. Em muitos aspectos, o iPhone X está atrasado em termos de tecnologia. Por exemplo, os caras da Apple usam as telas da geração antiga e assim por diante. Em termos de imagem de uma dúzia, é sem dúvida o mais poderoso dos telefones da Apple. No entanto, em termos de recursos específicos, não há nada que possa subornar você com algo.
É claro que existem outros dispositivos, mas se o iPhone fornecer uma imagem e a Samsung fornecer tecnologias avançadas, outros fabricantes o surpreenderão com o preço. Tomemos, por exemplo, o mesmo Huawei Mate 10. A câmera dupla tira boas fotos, enquanto custa menos do que muitos carros-chefe. Aqui você pode se lembrar de outras marcas como Sony, HTC, Motorola e assim por diante. Cada um desses fabricantes possui seus próprios flagships com seus próprios chipsets.
Conclusões
Ao escolher um smartphone em 2018, não se deve esquecer o custo dos reparos. Por exemplo, substituindo uma tela quebrada ou consertando um caso. No caso do iPhone 8, é um pouco maior do que o dos telefones Samsung, mas uma dúzia custa várias vezes mais - quase metade do custo de um novo dispositivo terá que ser pago para substituir o estojo. Quanto ao resto, concentre-se no que você precisa. O fato de que, do ponto de vista técnico, os smartphones Samsung estão à frente do iPhone em confiabilidade, é conhecido há muito tempo. No entanto, alguém está mais confortável com o bom e velho iOS e ... prestígio.