Até o momento, o gênero de terror é o mais popular na distribuição de filmes nacionais e estrangeiros. O que pode ser explicado do ponto de vista da psicologia prática: a adrenalina gerada ao assistir esse tipo de filme ajuda a aliviar o estresse e a distrair-se de problemas opressivos. Isso não é necessário para o homem moderno? O jornal britânico Guardian classificou os 10 filmes de terror mais assustadores, levando em conta as opiniões dos leitores e críticos de cinema.
Também selecionamos os filmes de terror mais assustadores do mundo do século 21 para você.
10. Espiando
Este filme conta como os sonhos de infância de um jovem se transformaram no pior pesadelo. Para os outros. Como operador assistente, o personagem principal (Boehm) sempre valorizou a idéia de que um dia ele ocupará seu nicho na arte de dirigir. No final, a "arte" estava prendendo as mulheres com um tripé de câmera e filmando essa ação verdadeiramente aterradora.
9. Vampiro: o sonho de Alain Gray
"Vampiro" é uma emocionante jornada de quebrar ossos no mundo dos sonhos, misteriosa e perigosa. O filme começa com o fato de um viajante solitário parar em um antigo castelo, onde pesadelos e visões começam a assombrá-lo. O filme foi lançado naquela época no desenvolvimento do cinema, quando o som apareceu nele, então inicialmente foi concebido como burro. Mas, apesar de algumas falhas qualitativas, esse horror é imensamente atmosférico e capaz de agradar os nervos do espectador moderno.
8. Deixe-me entrar
No centro dos eventos está o Oscar de doze anos, que é objeto de ridículo e bullying. Nem na escola nem fora dos amigos dela, ele tem. Tudo o que esse garoto sonha é vingança. Uma noite, ele conhece uma garota chamada Eli. A amizade surge entre dois adolescentes e depois algo mais. A sede de amor, incitada em Eli, é acompanhada por ... uma sede de sangue.
7. Nosferatu - sinfonia de horror
O filme foi filmado com base no famoso romance de Bram Stoker e, além disso, foi a primeira adaptação, que se tornou a "fonte" de todos os filmes sobre Drácula. A propósito, os filmes sobre Drácula foram filmados, segundo dados gerais, mais de cem. Portanto, recontar a trama desse horror é absolutamente uma perda de tempo. As vantagens inequívocas dos filmes da crítica incluem um jogo competente em preto e branco e composição.
6. O Exorcista
Outro "ponto de partida do filme" no gênero terror. O filme foi lançado em 1973 e coletou quase todos os prêmios possíveis. É claro que, no contexto dos filmes modernos no tema "Obsessão", ele parecerá bastante desbotado. Mas não devemos esquecer que foi dele que todas as idéias subseqüentes foram tiradas. O enredo é distorcido com a obsessão com a filha de uma atriz famosa. Nenhum psicoterapeuta poderia fazer um diagnóstico preciso. Mas uma vez que um padre especialmente convidado percebe que algo de outro mundo tomou posse da alma da garota.
5. Radiância
Talvez o filme de terror mais famoso, filmado por Stephen King. É o caso quando o tempo não afeta a percepção. Paleta de filmes góticos, acompanhamento musical específico, fortes técnicas psicológicas - tudo isso mergulha completamente o espectador na escuridão, tecido de um pesadelo criminal. O filme começa muito bem: o protagonista chega com sua família em um antigo hotel para trabalhar como zelador. Mas algo aterrorizante que aconteceu uma vez dentro das paredes deste edifício deixa o personagem principal louco.
4. homem de vime
Um sargento da polícia, Gobi, voa para a Ilha Summermeiland, perto da Escócia, para investigar o desaparecimento de uma garota local. No entanto, os moradores locais não estão nada felizes com sua investigação e com ele próprio, às vezes até se transforma em hostilidade. A princípio, todos os habitantes negaram que a garota que o inspetor lhes mostrara na fotografia já havia morado nesta ilha. Quando a garota ainda estava lá, todo mundo "lembra" abruptamente que sim, ela viveu, mas morreu seis meses atrás. No entanto, quando Gobi abre o túmulo da garota, a carcaça de um coelho aparece lá. No remake dos EUA em 2006, o papel principal (homem de vime) foi desempenhado por Nicolas Cage, no entanto, o filme causou críticas extremamente negativas aos críticos e fãs de cinema.
3. Agora não olhe
O filme "Agora não olhe" é muito específico, tanto nos métodos de filmagem quanto no conteúdo. Os cônjuges de Laura e John morrem em circunstâncias misteriosas. Em um esforço para escapar do próprio sofrimento, e também com o objetivo de, pelo menos de alguma forma, "consertar" o casamento, eles se mudam para viver em Veneza. Mas a Veneza fria e sombria não resolveu seus problemas, mas apenas trouxe enigmas de pesadelos e novo sofrimento em suas vidas.
2. bebê de Rosemary
"Rosemary's Baby" é o primeiro trabalho cinematográfico de Hollywood do famoso diretor Roman Polanski, baseado no romance homônimo de Ira Levin. Vale ressaltar que o próprio autor do livro mais tarde chamará este filme de melhor adaptação cinematográfica já feita em uma obra literária. Os personagens principais são um jovem casal Guy e Rosemary, que se mudaram para uma nova residência. Logo eles encontram seus vizinhos, pessoas excêntricas, mas bastante agradáveis. Mas quando Rosemary descobre que está grávida, toda a alegria é ofuscada pelos estranhos eventos que acontecem ao seu redor.
1. Psicótico
Esse horror "da velha escola" pega seu estilo. Tons cativantes em preto e branco impediram que a imagem se tornasse obsoleta, pelo menos visualmente. E assim, o enredo é bastante previsível, e as cenas são comuns. No entanto, durante toda a exibição do filme ainda mantém o espectador em suspense. O filme fala sobre a que fuga de problemas e a busca de uma vida fácil através de dinheiro "fácil" pode levar.
Se levarmos em consideração a classificação de um filme capturado aleatoriamente, pode-se notar que as classificações de espectadores e críticos de cinema são qualitativamente diferentes. E esse padrão é observado em quase todos os filmes. Não é de admirar: afinal, ao avaliar um filme, os críticos de cinema dão pontos para direção, cinematografia e outras sutilezas, enquanto os cidadãos comuns são guiados por apenas um critério - “assustador / não assustador”. E eles têm todo o direito de fazê-lo.