O custo cada vez maior do combustível trouxe alguns motoristas não apenas ao calor branco, mas também a um estilo de vida saudável. O carro está na garagem ou no estacionamento, e seu proprietário caminha ou anda de bicicleta para trabalhar.
No entanto, se esse estilo de vida categoricamente não combina com você, mas você precisa seguir, sugerimos o uso de dicas práticas de economia de combustível. Eles são muito curtos e simples, mas ajudarão você a economizar o máximo possível de gasolina ou diesel.
Se você é um motorista experiente, a maioria dessas dicas provavelmente já sabe ou pode compartilhar novas. Mas para drivers iniciantes, eles são especialmente úteis.
10. Menos combustível é igual a mais combustível.
Se você costuma viajar pela cidade com seus engarrafamentos eternos, encha apenas metade do tanque. Menos peso ajudará a economia de combustível.
9. Planeje sua rota com antecedência
Considere fazer uma viagem de ida e volta em vez de algumas viagens curtas. Assim que o motor do seu carro aquecer, ele funcionará da maneira mais eficiente possível, enquanto várias partidas a frio aumentam o consumo de combustívelembora a milhagem total possa ser a mesma. Tente usar um dos muitos planejadores de rotas (por exemplo, no Yandex.Maps) para ajudar a planejar sua viagem de uma maneira mais econômica.
8. Não se esqueça do MOT
Regular a manutenção melhora a eficiência da sua máquina. Além disso, fatores de serviço do carro, como a condição dos pneus e o sistema de freios, podem afetar a segurança, o desempenho geral e a economia de combustível de um carro.
- Se ocorrer uma cunha durante a operação do sistema de freio, a milhagem de gás aumenta.
- E quanto menor a pressão dos pneus, mais combustível o carro gasta ao dirigir. O bom estado do pneu é um requisito de economia de energia, pois ajuda o motor a funcionar sem problemas.
- Recomenda-se verificar a pressão dos pneus do carro pelo menos uma vez por mês.
7. Velocidade mais baixa, marcha mais alta
O segredo para economizar gasolina ou diesel é dirigir na velocidade mais baixa permitida e, ao mesmo tempo, na marcha mais alta possível. Este método é chamado hipermilling. Este método não funciona em condições urbanas, uma vez que é improvável que a condução na mesma velocidade sem mudar de marcha nos engarrafamentos. Mas funciona muito bem na pista.
De acordo com especialistas do Royal Car Club da Grã-Bretanha (RAC) a velocidade ideal para economia de combustível é de 88/90 km por hora, que, em regra, é usado pelos fabricantes de automóveis quando relatam o consumo de combustível de uma determinada marca. No entanto, a economia de combustível também depende de vários fatores, como pressão dos pneus, excesso de peso no porta-malas, disponibilidade da barra de tejadilho e estilo de condução.
6. Cruise control é benéfico e prejudicial.
O Cruise Control é um sistema automático de controle de velocidade projetado para garantir segurança e máxima eficiência de combustível. Esse sistema pode levar a excedentes de gás? Na verdade, sim, se você usá-lo o tempo todo. O controle de cruzeiro ajuda a economizar combustível ao dirigir em estradas niveladas.portanto, geralmente é bom para dirigir na rodovia.
Uma das chaves da economia de combustível é dirigir a uma velocidade constante. Portanto, o controle de cruzeiro pode funcionar eficientemente em superfícies planas, o que torna sua condução o mais econômica possível, removendo acelerações desnecessárias.
No entanto, se você usar o controle de cruzeiro em uma estrada irregular e acidentada, terá problemas quando a gasolina "fluir como água". Isso se deve ao fato do controle de cruzeiro responder mais lentamente às mudanças no terreno.
5. Abaixo com excesso de carga
Um carro é como o seu corpo: requer mais combustível para movimentar mais peso. Não deixe itens desnecessários no porta-malas, pois eles aumentam o peso da sua “andorinha”, o que afeta a economia de combustível.
Média a cada 50 kg aumentará o consumo de combustível em 2%. Isso se baseia na porcentagem de excesso de peso em relação ao peso do carro, de modo que a sobrecarga afeta veículos menores, mais do que veículos maiores.
4. Barra de tejadilho - gasolina ao vento
Não carregue coisas no rack de teto, pois elas criam resistência ao vento e fazem com que seu carro use mais combustível.
As travessas do teto pesam de 3 a 5 kg, mas possuem um grande coeficiente aerodinâmico. Vazio rack de teto aumenta o consumo de combustível cerca de 10%.
3. Quando vencer quem soprar
Você pode olhar incessantemente para três coisas: como o fogo queima, como a água flui e como quem argumenta quando está quente e quem sopra argumenta. Aqui estão os defensores da economia de combustível do lado daqueles que estão soprando. Não use um ar condicionado se puder se restringir a uma janela aberta, pois ela usa a potência do motor e, portanto, aumenta o consumo de combustível.
No entanto, a uma velocidade de 80 km / h, usar um ar condicionado é melhor para o seu carro do que abrir as janelas.
2. Mantenha o filtro de ar limpo.
Se você é o proprietário de uma Lada usada ou o sortudo proprietário de um dos cruzamentos mais populares do mundo, verifique regularmente as condições do filtro de ar.
Um filtro de ar entupido aumenta o consumo de combustível em uma média de 10%. Ele precisa ser alterado uma vez por ano. Não é necessário tentar lavá-lo, após essas manipulações o filtro fica entupido ainda mais rápido e mais forte.
1. Não há necessidade de dirigir e frear
Aceleração súbita e frenagem fazem o carro consumir 40% mais energia. Assim, um motorista paciente sempre gasta menos dinheiro com gasolina do que um vagabundo em um semáforo. Em vez de frenagem e aceleração contínuas, é melhor parar suavemente e dirigir a uma velocidade constante.