Não é nenhum segredo que o futebol espetacular exige muito investimento. Clubes de futebol famosos anualmente exigem milhões de dólares para manutenção. Estima a organização de orçamentos da equipe Deloitte Football Money League, publicando todos os anos todos os tipos de relatórios.
Hoje, oferecemos o Top 10, que inclui os clubes de futebol mais ricos do mundoclassificado pelo tamanho do orçamento para 2013.
10. Zenit São Petersburgo (Rússia, orçamento de US $ 280 milhões)
O clube de São Petersburgo está à frente de equipes como Juventus, Borussia e Tottenham em termos de orçamento. O patrocinador do clube é a Gazprom, que nos permite não economizar no salário dos jogadores, na base de treinamento e em outras despesas.
9. Liverpool (Inglaterra, Inglaterra, US $ 309 milhões)
O Liverpool é o clube britânico mais intitulado, venceu a Copa dos Campeões 5 vezes e a Copa da Europa 11 vezes. O clube é patrocinado pela Standard Chartered Financial Holding. Liverpool pertence ao empresário americano John William II.
8. Milão (Itália, orçamento de US $ 340,4 milhões)
O clube tem o maior número de troféus internacionais conquistados na Europa. O proprietário de Milão é o político e empresário escandaloso Silvio Berlusconi. O clube é patrocinado pela Emirates Airlines.
7. Manchester City (Inglaterra, orçamento de US $ 378,4 milhões)
Em 2008, o clube foi adquirido pela empresa árabe Abu Dhabi United Group. O presidente do clube é Arab Khaldun Al Mubarak. Os atuais proprietários proporcionaram um crescimento significativo no orçamento, o que claramente contribuiu para o sucesso da equipe.
6. Arsenal London (Espanha, orçamento US $ 384,7 milhões)
Este ano, este clube mais antigo completa 128 anos. O proprietário do Arsenal é um empresário americano Stan Kronke. O patrocinador é a Emirates Airlines.
5. Chelsea (Inglaterra, orçamento de US $ 427,5 milhões)
Durante 109 anos de sua existência, o clube praticamente não saiu da divisão principal do futebol inglês. O atual proprietário do Chelsea é um empresário russo Roman Abramovich e os patrocinadores são Samsung, Audi, Gazprom, Dolce & Gabbana e outras empresas eminentes.
4. Baviera (Alemanha, orçamento de US $ 488,2 milhões)
O clube alemão mais intitulado tem 23 títulos de campeonato, incluindo o título de vencedor da Liga dos Campeões de 2013. O patrocinador geral da Bavaria é a Deutsche Telekom AG.
3. Manchester United (Inglaterra, orçamento de US $ 524,6 milhões)
O proprietário do Manchester United é um empresário americano Malcolm Glaser. Manchester não economiza em custos. Portanto, o estádio da equipe é o "Old Trafford" - o segundo maior estádio da Inglaterra, com capacidade para 76.000 espectadores.
2. Barcelona (Espanha, orçamento de US $ 640 milhões)
O principal estádio da equipe é o Camp Nou, é o mais espaçoso da Europa. Entre os clubes mais ricos do mundo, o Barça faz muito tempo, mas até 2005 o clube se recusava a usar logotipos de patrocinadores em camisetas, o que gera recursos consideráveis. Hoje, o patrocinador principal da equipe é a Fundação Qatar, que paga 30 milhões de euros por ano pela presença de seu logotipo no formulário do Barça.
1. Real Madrid (Espanha, orçamento de US $ 679,2 milhões)
O clube de futebol mais rico do mundo também é o mais caro. A Deloitte Football Money League estima o Real Madrid em € 3,3 bilhões. Os proprietários do RM são membros do clube, o lucro operacional anual é superior a US $ 200 milhões.