Para o funcionamento estável de uma instituição de crédito, é necessária uma carteira equilibrada de empréstimos e depósitos. Além disso, para cumprir atempadamente as obrigações dos depositantes, o banco exige o pagamento atempado dos empréstimos.
No entanto, nem todas as organizações de crédito domésticas podem se orgulhar desse equilíbrio ideal. Nossa classificação os bancos mais confiáveis da Rússia inclui 10 organizações de crédito, cuja carteira de dívidas vencidas é tão alta que pode levar à inadimplência.
Compilado com base em dados RIA.
10. “Crédito Renascença”, a parcela da dívida vencida - 12,2%
A atividade do banco a partir de 1º de setembro não é lucrativa. O tamanho do resultado financeiro negativo é de 1,2 bilhões de rublos. À medida que a qualidade da carteira de empréstimos do banco diminui, as principais agências de classificação rebaixaram os ratings da Renaissance em 2014.
9. Banco MDM, 12,5%
Além de uma alta parcela de dívidas em atraso no portfólio, o MDM demonstra uma perda operacional de 9 meses no valor de 1,3 bilhão.No ano passado, o banco alcançou a classificação das organizações de crédito mais rentáveis.
8. Probusinessbank, 13%
Uma alta parcela da dívida vencida no portfólio caracteriza esse banco russo como instável. No entanto, os ratings do Probusinessbank da Fitch em 01/07/2014 foram em BBB (estável). Enquanto isso, em relação a janeiro, a parcela da dívida vencida aumentou 6%.
7. OJTP Bank OTP, 14,5%
O banco do grupo húngaro OTP tem mostrado um aumento da inadimplência em sua carteira - em 3% desde o início do ano. Ao mesmo tempo, os ratings de agências internacionais caracterizam o banco como estável.
6. OJTS do MTS Bank, 14,5%
Além da alta parcela de dívidas vencidas em favor da baixa confiabilidade do banco, o fato de ter sido responsabilizado administrativamente em 2013 pela realização de transações relacionadas à violação do MTS Bank da legislação anti-legalização é uma evidência de sua baixa confiabilidade.
5. Banco Uniastrum, 14,9%
Muito provavelmente, o banco em dificuldades encerrará o ano com prejuízo. Em 1º de setembro, a perda do Uniastrum foi de 721 milhões de dólares, e no ano passado o banco ficou sob o controle do Banco Central da Federação Russa devido aos problemas de seu fundador - o Banco de Chipre.
4. Banco Svyaznoy, 14,9%
De acordo com os resultados do IFRS, de acordo com o IFRS, a perda do Svyaznoy Bank é de 3,8 bilhões, valor que excede a perda do ano anterior em uma vez e meia. O aumento das perdas foi facilitado pelo aumento das exigências de reservas para empréstimos vencidos.
3. CJSC Russian Standard Bank, 18,2%
Abre uma lista dos três bancos mais não confiáveis. O rating da Fitch para a Russian Standard foi rebaixado para A- no final do ano passado, com uma perspectiva negativa, o que foi muito facilitado pelo crescimento de ativos em dificuldades em sua carteira de empréstimos.
2. KB OAO, 20,5%
O banco faz parte do grupo Life, que também inclui o Probusinessbank. Vale ressaltar que o mesmo grupo inclui a licença perdida do Bank 24.ru. Durante 9 meses de 2014, o banco recebeu uma perda de 29 milhões de rublos.
1. Banco MB, 34,3%
O banco ocupa o 295º andar em termos de ativos, com a participação de ativos em risco crescendo em carteira em 21,3% desde janeiro. Do volume total de empréstimos a pessoas jurídicas, as contas em atraso são de 64%. Tais indicadores tornam o MB Bank o mais não confiável do mercado russo.