A literatura chinesa se originou na era distante da dinastia Shang (1600 - 1027 aC) e mudou várias vezes ao longo de seu desenvolvimento. A literatura chinesa moderna, é claro, carrega uma mensagem diferente da antiga. É interessante que a origem da literatura antiga tenha sido os mitos e lendas da China, transmitidos de geração em geração. Tais obras deram impulso ao desenvolvimento cultural da China e, com o tempo, as pessoas já podiam gostar de ler certos gêneros literários.
Os amantes de livros se familiarizarão com esta coleção com 10 best-sellers chineses de vários gêneros, o que certamente não ficará entediado. Os livros incluídos na lista são lidos de uma vez e saem das primeiras linhas. Intrigante, concorda? E isso é completamente justificado!
10. “Irmãs do Norte”
Número de páginas: 370
Autor: Shen Kei
Gênero: literatura estrangeira moderna
O assunto de um destino difícil é popular no cinema e na literatura. Final feliz e resultado lógico - é por isso que saboreamos cada cena, cada nova linha ... Não é de surpreender que o romance "Irmãs do Norte" Shen Kei tenha recebido críticas favoráveis dos críticos, porque o escritor é caracterizado por uma maneira original de escrever e uma visão não-padrão da migração laboral.
2 meninas - Qian Xiaohong e Li Syjiang, se mudam para uma cidade grande de uma vila em Hunan, querendo ganhar um bom dinheiro. Vagando entre as luzes de uma cidade grande, as meninas sonham muito e acreditam que tudo vai dar certo da melhor maneira. Quando finalmente lhes parece que a vida melhorou, logo ocorrem tragédias. Mas as meninas não desistem, um raio de esperança as ajuda a sobreviver neste mundo difícil.
9. “Metamorfoses, ou o jogo de dobrar imagens”
Número de páginas: 471
Autor: Van man
Gênero: prosa moderna
O trabalho de Wang Man é o exemplo mais marcante da literatura chinesa de uma busca ativa por um novo estilo, imagens e técnicas de composição. O escritor sabe habilmente apresentar ao leitor através de sua prosa as coisas comuns de uma maneira incomum, concentrando-se nos problemas da vida social. No romance, Wang Meng revela o mundo interior e o destino das pessoas de sua geração.
Mesmo se você não souber nada sobre as empresas políticas que floresceram na China sob Mao Zedong (1893 - 1976) e não estiver ansioso para estudar esse período da história, "Metamorfoses ou o jogo de dobrar fotos" ainda o "arrastarão". Esta história é sobre o entorpecente narcisista Ni Wuchen contra quem sua família está travando uma guerra permanente. Não há entendimento mútuo na família, mas esse problema é tão fácil de resolver ... Basta aprender como se comunicar e ouvir um ao outro.
8. Os irmãos
Número de páginas: 576
Autor: Yu hua
Gênero: romance
"Brothers" é um romance muito estranho e controverso, no processo de leitura você mesmo entenderá o porquê. É improvável que em toda a literatura mundial haja uma combinação tão surpreendente de grotesco irracional, prosa altamente social, sátira venenosa e tragédia brutal. Yu Hua habilmente combina coisas incompatíveis em seu romance, não usa a regra "conhece o senso de proporção em tudo" ... Ler é fácil e difícil, mas que interessante!
Este trabalho nunca teria se tornado um best-seller na Rússia; no entanto, Yu Hua poderia satisfazer os leitores chineses. Em um estilo satírico, o escritor descreve a sociedade chinesa moderna na qual novos valores incluem alto status, dinheiro e luxúria. O infortúnio também chega a uma pequena cidade perto de Xangai: em Lyuzhen, os membros do Komsomol se tornam donos de bordéis, os combatentes ideológicos são gerentes de relações públicas e os marginais se tornam oligarcas de sucesso ...
7. "Caulino vermelho"
Número de páginas:480
Autor: Yan mo
Gênero: romance
"Red Gaolian" é a obra mais famosa do Prêmio Nobel (2012) Yang Mo. Os críticos concordam que o escritor recebeu o prêmio graças a este romance, que está incluído na lista dos cem melhores romances chineses do século XX. Em 1988, foi realizada a estréia internacional do filme "Red Kholan" no Festival de Berlim, baseado no romance de Mo Yang.
É uma grande alegria segurar o livro "Red Khao Liang" em suas mãos. Difere da prosa atual na ausência de auto-escavação do autor, o gosto pelo psicotrauma infantil, que é típico da maioria dos autores de prosa moderna. O trabalho de Mo Yang é algo completamente diferente, um mundo diferente. Nas linhas há sabedoria chinesa, que permite uma abundância de situações terríveis, para meditar longe do mundo e ver claramente a abominação da violência em todas as suas manifestações ...
6. “Uma palavra vale mais que mil”
Número de páginas: 560
Autor: Liu Zhenyun
Gênero: literatura estrangeira moderna
Hoje, o romance “One Word Worth Thousands” é a obra mais famosa de Liu Zhenyun, agraciada com o Prêmio Literário Mao Dong em 2011 - o mais importante prêmio chinês no campo da literatura. Vale ressaltar que em 2017 o autor apresentou este livro a um leitor russo no Centro Cultural Chinês em Moscou. A filha Liu Zhenyun fez um filme em 2016 baseado no romance de seu pai.
O romance é satírico e cruel, porque a própria vida provoca os heróis, empurrando-os em busca da felicidade fantasmagórica ... Liu Zhenyun conseguiu recriar a imensa solidão chinesa nas entrelinhas: na vida afiada, em um mundo imenso entre pessoas diferentes, não há ninguém com quem falar de coração para coração. e parece que até Deus não o ouve ...
5. "Lágrimas são ouro"
Número de páginas: 437
Autor: He Jianming
Gênero: prosa documentária
O documentário "Lágrimas é ouro" leva você durante a semana a estudantes chineses pobres. A base dos trabalhos do gênero documentário, por regra, são personagens e histórias ficcionais, levando o leitor a pensar e compreender a realidade. No epicentro da trama estão os estudantes pobres, um aumento na desigualdade de propriedade, o que leva à tensão social.
Fato interessante! A prosa documental tornou-se um dos principais gêneros da literatura chinesa nas décadas de 80 e 90. Até o final dos anos 80, o tema dos “pensamentos sobre o que aconteceu” dominava, no qual eles analisavam minuciosamente o comportamento das pessoas em situações críticas, bem como tentavam compreender as manipulações, a crueldade e a covardia durante a “revolução cultural” (1966-1976).
4. "Como Xu Sanguan vendeu sangue"
Número de páginas: 224
Autor: Yu hua
Gênero: prosa moderna
O que você não pode fazer para que sua família não fique com fome ... O herói do romance vendeu seu sangue, por exemplo. O romance "Como Xu Sangyuan vendeu sangue" apresentará uma pessoa da classe trabalhadora, como se costuma dizer, de baixo para cima. Depois de abrir o livro, pode-se ficar perplexo (provavelmente isso vai acontecer com você) porque os personagens principais se comunicam muito primitivamente, mas afinal eles são da classe trabalhadora, o que queríamos?
Os personagens principais têm a linguagem mais simples e a vida mais comum. Você aprenderá como, em sua juventude, Xu doou sangue e recebeu 35 yuans por isso (o que equivale a 6 meses de trabalho no campo). Com o dinheiro que recebeu, ele ensinou ao filho, comprou móveis, presentes para os pais de sua esposa e até comemorou o casamento! Ao ler um livro, você penetrará no protagonista com toda a sua alma e conhecerá a profundidade de sua personalidade, que se revela cada vez mais a cada página lida.
3. "Notas sobre a cidade dos gatos"
Número de páginas: 120
Autor: Lao She
Gênero: ficção científica distópica
Depois de ler este livro uma vez, você não pode mais esquecê-lo ... Verifica? O trabalho é considerado um dos escritores mais populares de Lao She, traduzido para o russo e permite que você experimente uma nova experiência. O romance foi publicado pela primeira vez em 1932. O trabalho é um pouco íntimo em espírito da “História de uma cidade” de Saltykov-Shchedrin (1826-1889), é uma mistura de distopia brutal e ficção científica, bem temperada com absurdo.
Ações acontecem no planeta vermelho - Marte, onde existe uma certa civilização de criaturas que se assemelham à aparência de gatos. O personagem principal do panfleto satírico é o terráqueo, que tem fósforos e uma arma em seu arsenal. No mundo de criaturas estranhas, ele acaba sendo o dono da arma mais poderosa ...
2. "Eu serei inteligente"
Número de páginas:271
Autor: Beijia huan
Gênero: prosa moderna
No romance "Eu serei bom", o sistema educacional é mostrado de diferentes lados, a saber: como professores, pais e alunos encaram a educação. Fazer lição de casa, relacionamento com professores e pais, colegas - essas são as coisas discutidas no livro. O autor sugere que os leitores sigam os diferentes sentimentos e emoções dos personagens, mergulhem no mundo de uma garotinha.
Beijia Huang começou sua carreira como escritora infantil, mais de 20 livros sobre crianças e suas vidas surgiram sob sua caneta. Seu livro mais popular, I Will Be Good, foi escrito para adultos e seus filhos, que garantem uma leitura agradável. Você mergulhará no mundo de aventuras da garota Jin Ling, seus dias de escola. Na China, uma série de televisão foi filmada de acordo com o livro, foi traduzida para várias línguas, além disso, o autor recebeu um prêmio nacional no campo da literatura para crianças pelo romance.
1. “Cansado de nascer e morrer”
Número de páginas:703
Autor: Mo Yan
Gênero: prosa moderna
O renascimento das almas é um tópico empolgante para cientistas e filósofos, assim como para pessoas comuns. Em seu romance, "Cansado de nascer e morrer", Mo Yan explora a teoria oriental do renascimento da alma. Em um livro tecido de diferentes gêneros, você pode traçar a jornada da alma nos corpos de diferentes animais. Você não pode dobrar o livro sem lê-lo até o fim. O romance causará tristeza e lágrimas - esteja preparado para experimentar emoções diferentes.
"Cansado de nascer e morrer" - um romance maravilhoso de Mo Yan, que fornece ao leitor tópicos de pensamento, recebeu o prêmio Newman na literatura chinesa. Em 1950, durante a reforma agrária, um homem bom e inocente foi baleado. A alma orgulhosa volta e volta ao mundo de diferentes formas, luta pela sua verdade e ao mesmo tempo desfruta da beleza da flor de damasco ao luar ...