O centro de pesquisa estratégica da empresa Rosgosstrakh publica anualmente uma lista de cidades russas com os mais altos padrões de vida. A classificação é compilada com base em uma pesquisa com residentes das 35 maiores cidades da Rússia. Os entrevistados avaliam a qualidade da moradia, assistência médica, transporte, educação, estradas e até as qualificações das autoridades locais.
Os 10 principais municípios líderes classificação das melhores cidades da Rússia, chamamos a sua atenção. Vale ressaltar que 81% dos entrevistados afirmam que suas cidades são confortáveis para viver.
10. Tomsk
88% dos entrevistados estão satisfeitos com o padrão de vida na cidade. Tomsk é conhecido como o mais antigo centro científico, educacional e de inovação da Sibéria. A cidade possui uma rica herança cultural - existem muitos monumentos da arquitetura em madeira e arquitetura em pedra dos séculos 16-19.
9. Voronezh
A vida em Voronezh está satisfeita com 89% dos entrevistados. A cidade tem uma história rica e está localizada em um clima temperado característico do centro da Rússia. Voronezh é um grande centro das indústrias alimentícia, química e eletrônica.
8. São Petersburgo
90% dos Petersburgo estão satisfeitos com sua cidade. A capital do norte é o maior centro cultural do país, além disso, a cidade desenvolveu a produção industrial, existem excelentes oportunidades educacionais, serviços de saúde de alta qualidade.
7. Penza
Entre os centros regionais e regionais de Penza - uma cidade relativamente pequena, com uma população de pouco mais de 520 mil pessoas. A cidade é caracterizada por um clima continental temperado, um sistema desenvolvido de educação, saúde e muitos museus e instalações esportivas em Penza. Satisfeito com o padrão de vida 91% dos habitantes de Penza.
6. Kemerovo
A cidade é um importante centro da indústria do carvão, há também um alto nível de serviços sociais e de saúde, 11 instituições de ensino superior, teatros, museus e centros de pesquisa. 92% dos cidadãos de Kemerovo estão satisfeitos com o padrão de vida na cidade.
5. Yaroslavl
93% dos moradores estão satisfeitos com a vida na cidade. Yaroslavl é um importante centro de transporte. A cidade é uma das mais antigas do nosso país, o que a torna atraente para os turistas. O centro histórico de Yaroslavl está incluído no patrimônio mundial da UNESCO
4. Naberezhnye Chelny
A segunda maior cidade do Tartaristão é um grande centro industrial, famoso por empresas como KAMAZ, Sollers, Kama Tractor Plant. A cidade possui 7 universidades, teatros, museus, centros médicos. 93% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida na cidade.
3. Orenburg
Dos residentes pesquisados na cidade de Ural do Sul, 94% estão satisfeitos com a vida nela. Orenburg é um importante centro da indústria de gás, engenharia mecânica e indústria química. 94% dos residentes estão satisfeitos com o padrão de vida.
2. Kazan
96% dos residentes da capital do Tartaristão estão satisfeitos com o padrão de vida da cidade. Kazan é um grande centro econômico, científico, educacional e cultural. Devido à infraestrutura desenvolvida, a cidade costuma sediar competições esportivas internacionais - o Campeonato Mundial de Esgrima, a Universiade Mundial e o Campeonato Europeu de Levantamento de Peso. Em 2017, Kazan liderou o ranking das cidades russas em termos de qualidade de vida.
1. Tyumen
Pelo terceiro ano consecutivo, Tyumen lidera o ranking. 98% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida na cidade. A cidade é um grande centro industrial e de transportes. A concentração de empresas do setor de petróleo e gás na cidade levou ao desenvolvimento de institutos de pesquisa e instituições educacionais especializadas. Tyumen tem um alto nível de renda, cuidados de saúde bem desenvolvidos, educação e muitas instalações esportivas.