Instituto Independente de Economia e Paz (IEP) compilado ranking dos países mais pacíficos e seguros para toda a vida. Inclui 162 estados, cobrindo 99,6% da população mundial. A avaliação levou em consideração o nível de segurança na sociedade, o grau de envolvimento em um conflito interno ou externo e o nível de militarização em 2015.
10. República Tcheca
O único país do antigo bloco soviético que caiu nos países mais pacíficos do mundo devido à mortalidade infantil mínima e ao alto nível de emprego feminino. Este é o país mais não religioso da Europa (59% da população é ateu). Eles também gostam de cerveja - por pessoa, 143 litros são consumidos por ano.
9. Austrália
Sexto estado em termos de área no mundo, segundo país em termos de índice de desenvolvimento humano e sexto em termos de qualidade de vida. Quatro grandes cidades deste país entraram nas 10 melhores cidades em termos de conforto do mundo. Os australianos prestam muita atenção à segurança ecológica de seu continente: é proibido importar produtos, plantas e produtos de peles, madeira e outros materiais naturais para o país.
8. Japão
Este é o primeiro e o último país do mundo afetado pelo uso de armas nucleares. No século 21, está entre os líderes em expectativa de vida (82,12 anos).
7. Canadá
Este país está em segundo lugar no mundo em termos de área, depois da Federação Russa. Além disso, a densidade populacional é uma das mais baixas. Ainda se acredita que o chefe de estado é a rainha da Grã-Bretanha, que dirige a "colônia" através do governador geral. Possui a maior fronteira não protegida do mundo com os Estados Unidos. Goza bastante da reputação de um país calmo, pacífico e seguro, o que contribui para o crescimento da imigração para o país.
6. Finlândia
Este país realizou o campeonato por três anos no ranking "O país mais estável do mundo", de acordo com o Fundo para a Paz. Membro ativo de muitas organizações ambientais. Na própria Finlândia, a ecologia é uma das melhores do planeta.
5. Suíça
Em 1815, a neutralidade da Suíça foi reconhecida no Congresso de Viena. Após o congresso, o país não participou de nenhum conflito militar. Graças a isso, a Suíça se tornou um dos centros da política financeira global.
4. Nova Zelândia
Outro país prosperando sob o domínio nominal da rainha Elizabeth II. Pela primeira vez no mundo, proclamou seu território como uma zona livre de armas nucleares. Isso significa que as águas territoriais da Nova Zelândia não têm o direito de entrar em navios com usinas nucleares ou armas nucleares a bordo.
3. Áustria
Desde meados dos anos 50 do século XX, este país tem o status legal internacional de neutralidade permanente. A Áustria se recusou a participar de guerras, não permite a presença de tropas de outro país em seu território e não concluiu um único tratado militar. Os gastos em defesa do país são de apenas 0,9% do PIB.
2. Dinamarca
A monarquia constitucional, um dos países fundadores das Nações Unidas, é caracterizada por um alto nível de segurança médica - os custos com saúde são responsáveis por 13,6% do PIB. Para comparação: os gastos com defesa na Dinamarca são 3% do PIB. No início dos anos setenta do século XX, o sistema de seguro de saúde foi liquidado no país. A prática médica e os cuidados hospitalares são totalmente gratuitos.
1. Islândia
No país mais seguro do mundo, não há propriedade privada de recursos naturais. Ao mesmo tempo, a situação ecológica na Islândia é uma das mais favoráveis, uma vez que o aquecimento no país utiliza a energia de fontes geotérmicas. O país é caracterizado por uma quase completa ausência de crime, um alto nível de proteção social e um excelente sistema de saúde. A Islândia não possui forças armadas regulares. A Islândia tem a maior taxa de natalidade da Europa e é a primeira em termos de emprego feminino. No entanto, 45% dos políticos islandeses são mulheres. Não é de surpreender que os islandeses não queiram deixar sua ilha abençoada - o nível de migração do país é extremamente baixo.