A empresa britânica QS Quacquarelli Symonds lançou a décima sétima edição do QS World University Rankings - a fonte mais popular do mundo de informações comparativas sobre a qualidade da educação nas universidades populares do mundo.
Ao compilar uma classificação, são utilizados os seguintes critérios:
- Qual é a reputação acadêmica de uma universidade específica?
- Qual é a reputação da universidade entre os empregadores.
- O índice de citação é alto (as publicações científicas são levadas em consideração aqui)?
- A proporção de alunos e alunos.
- Existem muitos estudantes de outros países na universidade?
- O número de funcionários internacionais.
Falaremos sobre os dez principais vencedores e qual das universidades russas se tornou a melhor das melhores universidades de 2020.
10. University College London
Desde o dia em que foi fundada (11 de fevereiro de 1826), a primeira na Inglaterra University College London começou a aceitar pessoas, independentemente de seu status social e pontos de vista religiosos, o que era diferente de seus principais concorrentes - Cambridge e Oxford. Hoje, 18 mil estudantes do Reino Unido e 150 países estudam na UCL.
Esta universidade oferece mais de 675 programas para estudantes de pós-graduação, pesquisadores e professores. Por conta de seus graduados e professores, 29 prêmios Nobel, dos quais mais da metade - por descobertas no campo da medicina.
Fato interessante: no prédio principal da UCL, em uma caixa de vidro, está guardada a múmia do fundador espiritual, senão prático, da universidade, Jeremiah Bentham. O próprio filósofo deixou seu corpo no templo da ciência e deixou ordens para seu armazenamento. Em ocasiões solenes, ele até participa de reuniões do Conselho Científico, caso em que o protocolo diz: "O Sr. Bentham estava presente, mas não votou".
9. Universidade de Chicago
Uma das melhores universidades estrangeiras em 2020 tem uma reputação brilhante por suas escolas profissionais, incluindo a Pritzker School of Medicine, Booth School of Business e Harris School of Public Policy Studies.
Hoje, cerca de 16 mil estudantes estudam na Universidade de Chicago, um quarto dos quais são estrangeiros.
Fato interessante: o campus abriga uma escultura de Henry Miller chamada Energia Nuclear. Foi criado em homenagem ao 25º aniversário da primeira reação em cadeia nuclear controlada do mundo. Esses trabalhos acabaram levando à criação da bomba atômica.
8. Imperial College London
Os quatro pilares em que esta universidade se baseia são ciência, negócios, medicina e engenharia. A educação está intimamente ligada a estudos que colocam os alunos diante de problemas reais sem respostas simples.
E o foco na aplicação prática da pesquisa - especialmente na solução de problemas globais - e o alto nível de cooperação interdisciplinar tornam a educação no ICL extremamente eficaz.
Fato interessante: Na Faculdade de Medicina, o Imperial College London, a maior coleção de cérebros humanos do mundo - 296 órgãos - é coletada. Eles servem como material para o estudo da doença de Parkinson e da esclerose múltipla. Todos eles foram doados voluntariamente.
7. Universidade de Cambridge
A enorme biblioteca, que armazena mais de 15 milhões de livros, um compromisso com atividades extracurriculares e esportes (80 esportes estão envolvidos aqui) garantiu a Cambridge a glória não apenas do templo da ciência, mas também de um lugar para o pleno desenvolvimento da personalidade.
Para quase todos os critérios, exceto o índice de citação (69,2 pontos) e o número de estudantes estrangeiros (97,4), a universidade recebeu 100 pontos.
Fato interessante: A Universidade de Cambridge não é um único edifício monolítico, portanto os moradores não ficaram surpresos com a pergunta dos visitantes sobre onde, de fato, a universidade. Esta universidade é composta por 31 faculdades autônomas, distribuídas por toda a cidade.
6. Escola Técnica Superior Suíça de Zurique
A combinação bem-sucedida de uma cosmovisão cosmopolita com raízes nacionais tornou essa instituição educacional uma das forças motrizes da industrialização na Suíça: trouxe o conhecimento necessário para o país, formou especialistas técnicos e ajudou a criar uma infraestrutura nacional revolucionária.
A estrutura da moderna ETHZ inclui 16 faculdades que oferecem educação acadêmica e realizam pesquisas em várias disciplinas - das ciências da engenharia e construção à química e física.
Fato interessante: 2 ganhadores do Prêmio Pritzker, 21 ganhadores do Prêmio Nobel (incluindo Albert Einstein) e 1 ganhador do Prêmio Turing saíram dos muros de uma das instituições educacionais mais antigas e prestigiadas da Europa.
5. Universidade de Oxford
Cerca de 22 mil estudantes estudam nas paredes da universidade mais antiga do mundo de língua inglesa (fundada em 1117), dos quais 40% são estrangeiros. E isso não é surpreendente, porque Oxford é um símbolo de prestígio e uma espécie de Meca da juventude de ouro de todo o mundo.
Aqui você conhece os representantes da elite e obtém conhecimento abrangente sobre política, economia, filosofia e outras disciplinas populares.
Oxford presta muita atenção não apenas ao desenvolvimento mental, mas também ao desenvolvimento físico. O esporte de maior prestígio aqui está remando em oito. Tênis, squash, críquete e futebol também são populares.
Fato interessante: Sob o tratado de 1610, qualquer livro, revista ou outra publicação publicada na Grã-Bretanha deve ser acompanhada de uma cópia enviada à biblioteca de Oxford. Graças a isso, toda semana a biblioteca é reabastecida com 4000-5000 novas publicações.
4. Instituto de Tecnologia da Califórnia
A especialização desta universidade, como o próprio nome indica, são ciências e engenharia exatas. Até o mascote é adequadamente selecionado - um castor, porque na natureza os castores constroem barragens e são um tipo de engenheiro por natureza.
A KTI também administra o Laboratório de Propulsão a Jato, que faz parte da NASA. É dentro das paredes deste laboratório que muitas naves espaciais automáticas da NASA são criadas.
Fato interessante: Albert Einstein foi professor visitante no Instituto de Tecnologia da Califórnia por três semestres de inverno - 1931, 1932 e 1933.
3. Universidade de Harvard
Peça às pessoas sem hesitação para nomear a melhor universidade americana, e a maioria delas provavelmente pensará em Harvard primeiro. Essa instituição educacional, localizada perto de Boston, é a universidade mais antiga dos Estados Unidos e sempre foi considerada uma das melhores instituições de ensino superior do mundo.
O clichê de que se matricular na Universidade de Harvard é um processo incrivelmente difícil é realmente verdade. De todas as pessoas que recorrem a Harvard todos os anos, apenas 6% são estudantes. Talvez eles precisem tentar comprar um bilhete de loteria enquanto a sorte está do seu lado!
Fato interessante: A administração de Harvard tentou duas vezes proibir o futebol por temer que esse seja um esporte muito cruel e perigoso. No entanto, apesar desses esforços, a pressão de graduados e estudantes é forçada a aceitar esse esporte. O primeiro estádio de futebol de concreto de Harvard foi construído em 1903.
2. Universidade de Stanford
A segunda melhor universidade do mundo para 2020 está localizada no coração do Vale do Silício, e muitos graduados imediatamente após a graduação vão trabalhar no Google, Hewlett-Packard e outras empresas de tecnologia avançada. Isso faz dele uma das melhores universidades para o emprego.
Dada a atenção de Stanford em nutrir as qualidades de liderança de seus alunos, não surpreende que sua lista de graduados inclua 2 ex-primeiros ministros japoneses, ex-presidente dos EUA Herbert Hoover, ex-primeiro-ministro israelense Ehud Barak, príncipe herdeiro da Bélgica e presidente da República das Maldivas Mohammed Wahid Hassan.
Fato interessante: até 1930, todo o treinamento em Stanford era gratuito. Agora, o custo do treinamento é de cerca de US $ 50.000 por ano.
1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Na melhor universidade de 2020, de acordo com QS Quacquarelli Symonds, mais de 11 mil estudantes e estudantes de pós-graduação (incluindo da Rússia) estão estudando atualmente, e cerca de 1000 professores estão ajudando-os a mordiscar o granito da ciência.
O MIT é famoso por seu excelente treinamento científico e técnico e pesquisa em muitos campos, incluindo biologia, medicina, física, química, robótica e outras ciências. Entre seus muitos laboratórios e centros de pesquisa estão um reator de pesquisa nuclear, um centro de computação, observatórios geofísicos e astrofísicos, um centro de pesquisa espacial, um laboratório de inteligência artificial e um centro internacional de pesquisa.
Além disso, desde a Segunda Guerra Mundial, o Instituto mantém laços estreitos com clientes militares e corporativos que financiam pesquisas militares. Atualmente, o MIT é a maior estrutura de pesquisa do mundo (daqueles que não são afiliados a estruturas comerciais) em termos de volume anual de pedidos de pesquisa militar
Fato engraçado: o famoso Tony Stark de Avengers era formado no MIT, embora ele dissesse que se formou com honras, enquanto não havia "diplomas vermelhos" na instituição.
A melhor universidade russa em 2020 - Universidade Estadual de Moscou com o nome de M.V. Lomonosov (Universidade Estadual de Moscou)
Uma das instituições de ensino superior mais antigas e talvez a mais prestigiada de nosso país se tornou o melhor dos representantes da Rússia na lista do QS World University Rankings 2021. Cerca de 47 mil estudantes estudam lá e 4000 estudantes estrangeiros entram anualmente.
A Universidade Estadual de Moscou está na 74ª linha e este é o melhor resultado em toda a história do ranking, realizada desde 2004. De acordo com os compiladores da classificação, um resultado tão bom foi alcançado devido ao aumento da reputação da Universidade Estadual de Moscou na comunidade acadêmica global.
A melhor universidade da Rússia recebeu notas altas dos especialistas da QS Quacquarelli Symonds, de acordo com quatro dos seis critérios.
- A reputação acadêmica da Universidade Estadual de Moscou recebeu 77 pontos.
- A reputação dos empregadores é de 82 pontos.
- Estudantes internacionais - 76 pontos.
- O número de alunos nas faculdades é de 99 pontos.
Fato curioso: o maior relógio da Rússia está instalado no prédio principal da Universidade Estatal de Moscou; o diâmetro do mostrador é de 9 metros, mais do que o dos sinos da Praça Vermelha.