AirlineRatings.com, uma companhia aérea totalmente dedicada, publica uma lista anualmente companhias aéreas mais seguras do mundo.
O sistema de avaliação de segurança da empresa foi desenvolvido com a ajuda de especialistas da Organização Internacional de Aviação Civil das Nações Unidas.
Para fazer uma lista, os especialistas do site avaliam:
- cada empresa pelo cumprimento de padrões internacionais;
- mortes na última década;
- o grau de envelhecimento da frota de aeronaves;
- O país em que a companhia aérea está localizada cumpre a escala de segurança de oito pontos da Organização da Aviação Civil Internacional?
Como resultado, das 405 transportadoras aéreas, foram selecionadas 20 empresas que realizaram um voo de teste para “cinco em cinco”. Nesta lista, escolhemos as 10 principais companhias aéreas mais seguras de 2019 em diferentes partes do mundo. As companhias aéreas localizadas na Rússia têm sua própria classificação de segurança.
10. Air New Zealand (Nova Zelândia)
Apesar do fato de a empresa New Age para a Nova Zelândia não ter começado muito bem - como resultado de decisões mal sucedidas da administração, ocorreu uma crise financeira - agora ela se sente claramente melhor. Pelo terceiro ano consecutivo, a AirlineRatings.com está listando a Air New Zealand na lista das companhias aéreas mais seguras.
Nos últimos vinte anos, nenhum acidente ocorreu nos aviões dessa transportadora aérea que pudesse pôr em risco a vida dos passageiros e da tripulação.
9. Alaska Airlines (EUA)
Embora a companhia aérea se chame Alaska, sua sede está localizada em Seattle, uma cidade americana no estado de Washington. Esta é talvez a companhia aérea mais popular em toda a costa oeste da América do Norte. Há dois anos, a empresa expandiu sua presença no mercado de transporte aéreo adquirindo a Virgin America, que deixou de existir como uma marca separada.
Não houve incidentes graves na Alaska Airlines desde 2000, quando um avião com 88 pessoas a bordo caiu nas águas do Golfo da Califórnia. Infelizmente, todos eles morreram.
8. Todas as linhas aéreas da Nippon (Japão)
A companhia aérea foi fundada em 1954 e, desde então, vem agradando seus passageiros com um serviço verdadeiramente japonês, sofisticado e educado e com qualidade de serviço.
No ano passado, a Skytrax, um site de classificação de companhias aéreas, classificou a All Nippon Airlines como uma das seis principais companhias aéreas do mundo. A transportadora japonesa não sofreu acidentes por mais de 45 anos.
7. Emirados (EAU)
Nos últimos 20 anos, a transportadora aérea do Oriente Médio se tornou cada vez mais popular. Foi criado sob o protetorado do sultão dos Emirados Árabes Unidos para o desenvolvimento e a popularização do turismo, mas desde então se tornou um dos maiores operadores aéreos do Oriente Médio.
As companhias aéreas árabes se distinguem não apenas pelo nível de serviço de elite, mas também pela impressionante ausência de acidentes. Nos 31 anos de existência na Emirates, houve apenas um acidente grave. Dos 282 passageiros e 18 membros da tripulação, ninguém foi morto e apenas 14 pessoas foram ao hospital.
6. Eva Air (Taiwan)
A principal característica de uma das companhias aéreas mais seguras em 2019, que a diferencia das demais, são as inúmeras imagens da Hello Kitty no corpo da aeronave.
No entanto, apesar do design frívolo, a transportadora taiwanesa é considerada uma das melhores do Sudeste Asiático. Não houve um único incidente grave nas companhias aéreas da empresa desde a sua criação em 1988.
5. Linhas aéreas havaianas (EUA)
Uma das companhias aéreas mais antigas dos Estados Unidos foi fundada em 1929 e, desde então, ganhou a reputação de ser segura e confortável.
Agora, na frota da companhia aérea, existem mais de 50 aeronaves. E durante todo o tempo de sua existência, ou seja, há mais de 99 anos, a empresa não sofreu um único acidente com mortes.
4. Lufthansa (Alemanha)
Uma das companhias aéreas mais conhecidas da Europa e do mundo a cada ano transporta mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo. E sua frota aérea totaliza 290 aeronaves.
Desde 1993, quando um avião de passageiros caiu no chão no aeroporto de Varsóvia (duas de 48 pessoas morreram), a companhia aérea não sofreu acidentes fatais.
3. SAS (países escandinavos)
A Scandinavian Airlines (a sigla SAS significa Scandinavian Airlines) é a companhia aérea mais popular entre os nossos vizinhos do norte. 50% pertencem aos estados de três países escandinavos - Suécia, Noruega e Dinamarca, e os 50% restantes estão nas mãos de investidores privados.
No entanto, apesar de alguma fragmentação da administração, a companhia aérea possui altos padrões de segurança. O último incidente trágico ocorreu em 2001, quando um avião de passageiros da Scandinavian Airlines caiu sobre um aeroporto de Milão com uma aeronave da marca Cessna. Todas as 114 pessoas a bordo dos dois aviões morreram.
2. Virgin Airlines (Reino Unido)
A empresa foi criada em 1984 por dois entusiastas do vôo que mais tarde a venderam ao multimilionário Richard Branson. Então a posição da Virgin Airlines não foi fácil - tive que lutar pela existência com a gigante britânica da aviação British Airways, que não hesitou em recorrer a truques duvidosos.
Apesar de todas as dificuldades, a Virgin Airlines conseguiu sobreviver e ganhar reputação como a segunda companhia aérea mais segura e confiável do mundo. Desde 2012, 49% da empresa pertence à Delta Airlines, sediada nos EUA. Ao longo de sua existência, a empresa não teve um único incidente fatal. Além disso, nenhuma empresa subsidiária, a Virgin Australia, criada 15 anos depois, sofreu um acidente grave.
No total, nos 34 anos de existência, a Virgin Airlines teve apenas três incidentes:
- falha no chassi (passageiros sofreram ferimentos leves);
- falha do sistema de gerenciamento de combustível (durante o vôo até o pouso de emergência em Amsterdã, a tripulação bombeava combustível manualmente);
- e uma decolagem mal sucedida no aeroporto de Hong Kong (ninguém ficou ferido).
1. Quantas (Austrália)
Embora os compiladores da classificação de segurança da companhia aérea tenham escolhido organizar os vencedores em ordem alfabética, eles decidiram abrir uma exceção para um participante. Na medida em que foram atingidos pela Quantas, os especialistas da AirlineRatings.com decidiram conceder à companhia aérea australiana o título de mais segura do mundo no início de 2019.
Ao longo de quase cem anos de história (fundada em 1921), a empresa acumulou uma vasta experiência no campo de operação e segurança em seus voos e agora compartilha generosamente conhecimento com outras pessoas. Os especialistas da Quantas estão desenvolvendo um sistema de navegação aérea de nova geração e criaram um gravador de dados de voo para monitorar a operação da aeronave e da tripulação. Agora, usando o sistema de navegação por satélite, você pode executar o piloto automático para pousar a aeronave com alta precisão, além de dirigir com segurança o veículo pelas montanhas durante nuvens altas.
E a Quantas se tornou uma das primeiras companhias aéreas do mundo a monitorar o status de todas as aeronaves em sua frota em tempo real. Isso permite diagnosticar problemas antes que eles se tornem uma ameaça direta à segurança da aeronave e de todos os que nela estão.