Aconteça o que acontecer no país e no mundo, mas as pessoas precisam comer e beber todos os dias. Incluindo especialistas de Roskachestvo, que compilaram uma lista das melhores e piores categorias de produtos em termos de segurança e qualidade. Apresentamos à sua atenção e dizemos o que era tão perigoso encontrado em produtos de baixa qualidade.
Como foi o teste
Os resultados dos testes de todas as categorias de alimentos e bebidas foram resumidos.
Em cada categoria, foi considerado o número de produtos com classificação nula, bem como produtos que merecem uma pontuação alta de 4,5 ou superior.
Em seguida, os especialistas calcularam a porcentagem de produtos mais seguros e de alta qualidade a partir do número total de marcas testadas (TM). Quanto maior esse percentual, maior a segurança da categoria.
A mesma regra se aplica a categorias perigosas de mercadorias. Quanto maior o percentual de produtos abaixo do padrão, pior a categoria.
Representantes de categorias nas quais há pelo menos 17 marcas estão incluídos na classificação final. Se em uma determinada categoria havia não apenas produtos com a Marca de qualidade, mas também mais de três TM, cuja classificação foi redefinida, ela foi excluída da lista de categorias seguras.
As categorias de alimentos mais seguras
A lista inclui:
- Vodka
- Óleo de girassol não refinado
- Secagem
- Grão de trigo sarraceno
- Nata
As categorias de alimentos mais perigosas
A lista inclui:
- Churrasco de porco
- Queijo Vitrificado
- Conhaque
- Cervelat
- Cereais do café da manhã
O que foi encontrado nos produtos mais perigosos de diferentes categorias
- Conhaque - sinais óbvios de falsificação. Isso significa que muitas das amostras submetidas a rigorosa seleção no Laboratório de Qualidade foram feitas com álcool não-uva.
Podemos dizer que a categoria de brandy não teve sorte. Nenhum de seus representantes conseguiu a Marca de Qualidade e 16 marcas tiveram uma classificação completamente anulada. - Descobriu-se que produtos populares como cerveja e suco de tomate podem levar a envenenamento. Em produtos de baixa qualidade dessas categorias, os especialistas identificaram componentes de sabor e microorganismos nocivos. Além disso, Roskachestvo tinha perguntas sobre a qualidade do tratamento da água nessas bebidas.
- Na categoria “produtos lácteos”, o risco de maior qualidade é representado por queijo cottage e manteiga com 82,5% de teor de gordura. Na maioria dos casos, nos laticínios, eles encontram um convidado não convidado como a E. coli, além de gorduras vegetais e antibióticos.
- Outros convidados não convidados se instalaram nos cereais de baixa qualidade - besouros, vivos e já mortos, produtos químicos perigosos (pesticidas) e impurezas de metais com propriedades magnéticas.
- No caviar de salmão - o pior representante da categoria "peixe e frutos do mar" é frequentemente Escherichia coli, também é Escherichia coli. Quatro vezes, os especialistas de Roskachestvo encontraram bactérias staphylococcus nas amostras de teste, que poderiam causar infecções purulentas de vários órgãos e tecidos, além de outros patógenos.
- De acordo com os resultados de um estudo sobre produtos alimentares perigosos e seguros, realizado pela Roskachestvo em 2020, constatou-se que há churrascos feitos com carne de porco, bolinhos de massa e carne picada “Domashny” - roleta russa. Produtos de carne perigosos contêm antibióticos, Escherichia coli e muitos microorganismos nocivos.
- E mesmo esse sal comestível e de secagem aparentemente maximamente seguro da categoria "mercearia" pode representar uma ameaça à saúde. Eles podem conter: E. coli, micotoxina chamada ocratoxina A e o agente causador da doença da batata.