Surpreendentemente, mesmo entre médicos competentes e altamente qualificados, são comuns os estereótipos transmitidos de médicos para pacientes há décadas. E aqui estão os 5 principais conselhos médicos mais inúteis e desatualizados que você não deve seguir.
5. Beba pelo menos 8 copos de água por dia
Esse mito veio do exterior, na medicina americana é chamado de “regra 8x8” - beber pelo menos 8 copos de água, um copo 8 vezes ao dia.
No entanto, a Academia Nacional de Medicina dos EUA oferece outra opção - 2,7 litros para mulheres e 3,7 litros para homens todos os dias. Embora isso pareça um volume significativamente maior de água do que a regra 8 × 8, é importante lembrar que esta recomendação inclui a ingestão total de líquidos (de sopa, chá, café etc.).
Em outras palavras, muitas das bebidas e alimentos que consumimos contribuem para esse objetivo diário, incluindo café, chá, suco, leite, frutas e legumes, para citar apenas alguns. Embora aproximadamente 20% da ingestão de água possa vir de alimentos, o restante deve ser de líquidos que não sejam bebidas açucaradas.
Então, o que pode afetar seu balanço hídrico?
- Treinamento Como regra, qualquer atividade que produz suor requer reposição de líquidos no corpo. Para um atleta comum, isso significa beber água antes, durante e após o treinamento, de acordo com os sinais pessoais de sede. No entanto, para exercícios de alta intensidade com duração superior a uma hora, as bebidas esportivas são uma maneira mais eficaz de compensar a perda de eletrólitos.
- Clima. Um clima úmido e grandes altitudes aumentam o risco de desidratação e requerem ingestão adicional de líquidos.
- Seu estado de saúde. O corpo humano rapidamente perde água durante febre, diarréia ou vômito.
- Gravidez e lactação. Ambos os processos requerem aumento da ingestão de líquidos, pois a hidratação adequada pode ajudar a prevenir hemorróidas, constipação e infecções do trato urinário. As mulheres grávidas são aconselhadas a beber cerca de 2,4 litros de líquido todos os dias, e as mulheres que estão amamentando devem aumentar sua ingestão de líquidos para cerca de 3,1 litros por dia.
4. O café da manhã é obrigatório, para não ganhar excesso de peso
Muitos nutricionistas repetem a recomendação que você provavelmente ouviu de sua mãe na infância. Você deve comer de manhã, isso não vai comer demais no almoço. Isso significa que o excesso de reservas de gordura não será depositado na cintura e nos quadris.
No entanto, eis o que uma equipe de pesquisa da Austrália descobriu após analisar ensaios controlados publicados entre janeiro de 1990 e janeiro de 2018.
- Não há evidências de que o café da manhã contribua para a perda de peso ao queimar efetivamente calorias de manhã e à tarde e evitar excessos subsequentes.
- Pular o café da manhã não afetará sua fome.
- Uma meta-análise dos resultados do estudo mostrou uma ligeira diferença de peso em favor dos participantes que pularam o café da manhã. Eles eram, em média, 0,44 kg mais leves do que aqueles que comiam regularmente pela manhã.
Os autores do estudo concluíram a seguinte conclusão de seu trabalho: ao recomendar o café da manhã para perda de peso em adultos, deve-se tomar cuidado, pois isso pode levar ao efeito oposto.
3. A visão estraga de trabalhar em um computador ou assistir TV
Você conhece a sensação de “areia” nos olhos durante o trabalho prolongado no computador? Para mim - sim, e de fato há uma sensação de que meus olhos estão lentamente "entrando em colapso".
No entanto, as sensações desagradáveis de um corpo estranho nos olhos são causadas pelo fato de raramente piscarmos por um longo tempo olhando a tela. Os músculos oculares exercem esforço excessivo, a mucosa fica seca.
Se você trabalha em um computador ou assiste a filmes por muito tempo em uma sala mal iluminada, olhando para um monitor ofuscante ou se aproximando muito da tela (menos de 50 cm), sua visão realmente "fica". Se você remover esses fatores e até tentar piscar com mais frequência e fizer exercícios regularmente para os olhos, a visão será normal.
2. Beba um antiviral para resfriados
Um dos conselhos mais inúteis dos médicos. Não é de admirar que eles digam que, se você não trata um resfriado, ele desaparece em 7 dias e, se for tratado, em uma semana. Não há agentes antivirais que aceleram a recuperação de resfriados.
No entanto, isso não pode ser dito sobre todas as infecções virais respiratórias agudas (doenças virais respiratórias agudas). Por exemplo, no tratamento da gripe do tipo A, alguns medicamentos antivirais são realmente eficazes.
1. Não molhe o teste de Mantoux
Provavelmente depois de ler o nome, você revirou os olhos como Tony Stark de um meme famoso. E eles pensaram: esse mito ainda está em uso? Curiosamente, sim. Basicamente, entre os médicos idosos da escola soviética. Às vezes, esse conselho assume formas inesperadas, como: você não pode molhar apenas o primeiro dia, pode molhá-lo um pouco, mas não sabe nadar etc.
Anteriormente na URSS, a presença de infecção por tuberculose no corpo foi detectada pelo teste de Pirke, no qual era necessário "arranhar" a pele e aplicar solução de tuberculina nela. Era impossível molhar a amostra de Pirke para não "lavar" a tuberculina. E o teste de Mantoux é feito por via intradérmica, no entanto, receios sobre procedimentos de água e resultados incorretos do teste imunológico passado a ela por herança.
Apesar você pode molhar o teste de MantouxNão esfregue ou embrulhe com filme adesivo ou adesivo. Caso contrário, ocorrerá irritação, o que causará um aumento na reação, e o médico poderá achar positivo o teste de tuberculose.