Quanto você gastaria de 45 a 50 mil rublos recebidos, além da renda principal? Foi com essa pergunta que os entrevistados perguntaram aos especialistas do Centro Russo para o Estudo da Opinião Pública.
Depois de examinar as respostas de 1.600 entrevistados, eles compilaram classificação das preferências de investimento dos russos em 2013. Todas as respostas foram agrupadas pelos analistas em cinco tipos principais de gastos: consumo, poupança, seguro, investimento e recuperação de dívidas.
5. Recuperação de dívidas (11% dos entrevistados)
Os russos não têm pressa em pagar o empréstimo antes do prazo ou em pagar uma dívida a um vizinho. Esse tipo de comportamento financeiro era o mais impopular. Esta pesquisa é realizada pela VTsIOM desde 2004, e o retorno sobre as dívidas invariavelmente atrai o menor número de respondentes.
4. Economia (14% dos entrevistados)
Daqueles que preferiram essa estratégia, 12% dos entrevistados preferiram economizar dinheiro para economizar em uma compra importante ao longo do tempo: um apartamento ou um carro caro. Outros 2% preferem economizar com a compra de ouro, jóias e jóias.
A atratividade da estratégia de poupança começa a declinar um pouco - atingiu seu pico de popularidade em 2007-2008.
3. Investir (19% dos entrevistados)
Cerca de 14% dos entrevistados colocariam dinheiro em um banco ou comprariam títulos. 45 a 50 mil rublos seriam investidos em seus próprios negócios por 4% dos entrevistados, e 1% prefere gastar dinheiro em sua própria educação: treinamento avançado e aquisição de novas habilidades.
Investir para gerar renda é mais popular entre os entrevistados na faixa etária de 25 a 34 anos.
2. Seguros (41% dos entrevistados)
Uma das opções mais populares em classificação das preferências de investimento dos russos em 2013 - é "seguro" e reserva dinheiro "para um dia chuvoso", "em reserva". Isso é exatamente o que 28% dos entrevistados responderam. Cerca de 12% dos entrevistados gastariam dinheiro com tratamento, incluindo a compra de uma apólice de seguro de saúde voluntária. A aquisição de outros tipos de apólices de seguro, bem como benefícios adicionais de pensão, atraem 1% dos entrevistados.
1. Consumo (57% dos entrevistados)
Desde 2004, o consumo é a principal estratégia financeira a cada ano.
A compra de várias coisas para a casa gastaria a quantidade indicada de 28% dos russos. 13% dos entrevistados falaram sobre o desenvolvimento das crianças e sua educação, 8% gastam dinheiro em entretenimento e viagens e outros 8% são capazes de adicionar fundos e comprar um carro ou terra.
Os “consumidores” mais ativos foram os entrevistados de 18 a 34 anos. Além disso, os entrevistados mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, têm maior probabilidade de gastar em viagens e entretenimento.