Como sempre, o final do ano é a hora de fazer um balanço. O ano de saída foi realmente rico em uma variedade de eventos. Os especialistas da Forbes selecionaram os mais incríveis, emocionantes e significativos.
Foi essa seleção impressionante que formou a base da atualidade Os 10 principais destaques de 2013. Não é fácil distribuí-los de acordo com sua importância; portanto, uma dúzia é compilada em ordem cronológica.
10. janeiro 2013 - Obtenção da cidadania da Federação Russa por Gerard Depardieu
O famoso ator francês tornou-se cidadão russo. Juntamente com seu passaporte, Depardieu recebeu apartamentos em Grozny e Saransk por sua grande contribuição ao desenvolvimento da cultura e da cinematografia. O próprio ator disse que ama a França e a Rússia igualmente, mas pretende viver na cidade belga de Neshen.
9 de fevereiro de 2013 - queda do meteorito de Chelyabinsk
Desde o meteorito de Tunguska, o "hóspede" de Chelyabinsk do espaço tornou-se o maior de todos os meteoritos que não explodiram acima da superfície do oceano. A onda de explosão quebrou o vidro em 7.000 edifícios e 1.600 pessoas sofreram vários ferimentos. O maior fragmento de meteorito pesando 600 kg foi levantado no outono a partir do fundo do lago Chebarkul.
8. março 2013 - A crise financeira em Chipre
Os investidores de dois bancos do Popular Bank da República de Chipre e do Bank of Cyprus perderam até 60% dos fundos investidos. Acredita-se que os cidadãos e empresas russos tenham mantido nesses bancos até 55 bilhões de euros. A crise em Chipre eclodiu, apesar do fato de a União Europeia ter alocado 10 bilhões de euros em assistência financeira à ilha.
7. Abril 2013 - O caso de peculato na Fundação Skolkovo
Foi aberto um processo criminal contra o vice-presidente sênior da Fundação Skolkovo, Alexei Beltyukov. Ele foi acusado de uso indevido de 3,5 bilhões de rublos de fundos orçamentários. O dinheiro foi destinado à construção ilegal de instalações, bem como à emissão injustificada de subsídios científicos.
6. maio 2013 - IPO de Qiwi
A empresa, dona de uma grande rede de terminais de pagamento, realizou uma oferta pública inicial na bolsa Nasdaq. Investidores Qiwi avaliados em US $ 884 milhões.A maioria dos títulos colocados em leilão foram comprados por fundos de investimento especializados dos Estados Unidos.
5. Junho 2013 - Chegada à Rússia de Edward Snowden
O ex-funcionário escandaloso da CIA e da NSA passou cinco longas semanas no aeroporto de Sheremetyevo. Somente em 1º de agosto, Snowden recebeu asilo político na Rússia por um período de 1 ano. Segundo o advogado Snowden, este último trabalha em uma das empresas russas de Internet.
4. junho de 2013 - o divórcio do presidente Putin
O motivo do colapso do casamento foi declarado emprego permanente do presidente. O casal Putin viveu juntos por cerca de 30 anos, criando duas filhas. Além disso, até o final de 2013, rumores sobre o possível divórcio do casal americano Barack e Michelle Obama começaram a circular ativamente na imprensa.
3. novembro de 2013 - Processo criminal contra Anatoly Serdyukov
O processo contra o ex-ministro da Defesa foi iniciado sob o artigo “negligência”. Serdyukov foi demitido em outubro de 2012, após um escândalo com uso indevido de fundos dos Oboronsersis, subordinado ao Ministério da Defesa.
2. novembro de 2013 - o início de uma nova crise bancária
Em 23 de novembro, o Banco Central da Federação Russa revogou a licença do Master Bank, o que causou uma onda de comentários sobre a crise iminente. Em breve, Smolensky, Investbank, BPF, Rublevsky e Askold ingressaram nas fileiras dos bancos sem licença. Para não se tornar refém da revogação de licenças, guarde suas economias em bancos confiáveis.
1. de dezembro de 2013 - Clemência de Mikhail Khodorkovsky
Este foi o destaque do ano. O ex-líder da Yukos passou mais de 10 anos atrás das grades. Segundo pesquisas, 47% dos russos aprovam o perdão, cerca de 40% são indiferentes a isso e apenas 13% não aprovam essa decisão do presidente. Onde esse ex-empresário morará e o que fará, mesmo as pessoas mais próximas a Khodorkovsky ainda não sabem.