Qualquer cliente do banco é um alvo em potencial para os golpistas. No entanto, não é em vão que há um ditado "quem é avisado está armado". Conhecendo os métodos usados pelos criminosos, você pode se proteger de problemas.
O Ural Bank of Sberbank conduziu uma análise dos pedidos dos clientes e compilou uma lista métodos de fraude bancária mais comuns em 2015.
3. Fraude por telefone e SMS
É desagradável quando você recebe uma mensagem de que o cartão do banco está bloqueado. Gostaria de ligar imediatamente para o banco e perguntar o que fazer e quem é o culpado. Apenas ligar para o número especificado na mensagem SMS é perigoso para a carteira. Porque no outro extremo da linha não haverá um funcionário do banco educado, mas um fraudador educado que estará interessado no seu código CVV2 ou CVC2, número do cartão e outras informações importantes. Às vezes, um invasor pede para executar determinadas ações em um caixa eletrônico para desbloquear um cartão. Obviamente, essas ações reabastecerão seu cartão ou conta de celular por um determinado valor. Se você receber notícias sobre um bloqueio de cartão, antes de fazer uma ligação para o seu banco, não tenha preguiça de ir ao site dele e descobrir o número de telefone correto.
A Basetop recomenda usar os serviços de bancos confiáveis na Rússia. A lista de bancos centrais a partir de 2015 é classificada pela adequação de capital.
Às vezes, os fraudadores não dependem de sms, mas se autodenominam, se passando por funcionários de um banco. Lembre-se de que nenhum funcionário do banco tem o direito de perguntar ao cliente sobre o código de segurança do cartão e outros dados confidenciais.
2. Anúncios de vendas online
Uma maneira nova, mas já bastante comum, de tirar dinheiro da população. Em risco estão aqueles que indicaram seu número em algum quadro de avisos, querendo vender uma bicicleta, roupas, móveis etc. Outros eventos se desenvolvem assim: um potencial comprador liga para você e está pronto para transferir o depósito para um cartão bancário. Somente ele precisará não apenas do número do cartão, mas também de seus outros dados, por exemplo, um código de segurança de três dígitos, o número e o mês da validade do cartão etc.
Em seguida, o interlocutor solicitará que você nomeie o código de confirmação para a transferência de dinheiro que chegou ao seu telefone, supostamente para transferir de uma carteira eletrônica para um cartão. Depois disso, você ficará mais pobre na quantidade de "garantias" e no "comprador", respectivamente, um pouco mais rico.
1. Vírus em um dispositivo móvel
O líder na classificação dos métodos mais comuns de fraude em relação a clientes bancários. Longe vão os dias em que os vírus eram perigosos apenas para computadores. O cibercrime acompanha o ritmo e os vírus móveis surgiram em 2004.
Uma das “infecções” mais perigosas é o Trojan-Spy.SymbOS.Zbot.a Trojan, associado ao vírus de computador Zbot. Os invasores obtêm os dados pessoais de um usuário de PC infectado com o Zbot e enviam um SMS para o celular da vítima, que contém um link para o Trojan. Uma vez instalado o programa, os criminosos terão a oportunidade de realizar operações bancárias. Todas as mensagens SMS com códigos de confirmação serão redirecionadas pelo Trojan para seus "proprietários".
Para proteger seu dispositivo móvel, instale programas apenas na loja oficial de aplicativos. E para limpar seu PC, consulte a classificação antivírus de 2015, onde você encontrará os programas antivírus mais eficazes.
O Sberbank, por sua vez, cuidou dos clientes e lançou uma versão atualizada do melhor banco móvel Sberbank Online. Ele já possui um antivírus que protege contra malware, não apenas o programa em si, mas todo o smartphone.