Em fevereiro de 2017, a RIA Rating lançou outro classificação das cem empresas russas mais caras. A capitalização total em 2016 totalizou 635 bilhões de dólares, 58% (233 bilhões de dólares) a mais que em 2015. Ao mesmo tempo, o custo de todas as empresas russas que chegaram ao top 100 corresponde apenas à capitalização da Apple (US $ 630 bilhões). No entanto, o potencial de muitas empresas não é revelado até o fim e suas ações no mercado ainda podem subir de preço.
As 10 principais empresas públicas mais caras da Rússia em 2017
10. Banco VTB
Capitalização - US $ 15.827 milhões.
Os principais acionistas deste banco são agências governamentais - a Agência Federal de Gerenciamento de Propriedades e o Ministério das Finanças da Federação Russa. Eles possuem 60,9% das ações com direito a voto. Em termos de capital autorizado, o VTB Bank ocupa o primeiro lugar entre as instituições de crédito do país e o segundo em termos de ativos. Em 2016, o VTB Bank e a Russian Post celebraram um acordo sobre a criação do Post Bank. Sua cabeça era Dmitry Rudenko, que pretende aumentar a carteira de empréstimos do banco para 4 bilhões de rublos até 2023.
9. Gazprom Neft
Capitalização - 16 888 milhões de dólares.
A empresa foi fundada em 1995 por ordem de B. Yeltsin e foi então denominada Siberian Oil Company. Em 2005, a Gazprom adquiriu sua participação de controle. A Gazprom Neft foi a primeira empresa a começar a produzir petróleo nas prateleiras russas do Ártico. Até 2020, a empresa planeja aumentar a produção total de petróleo para 100 milhões de toneladas de equivalente de petróleo por ano.
8. Ímã
Capitalização - 17.005 milhões de dólares.
Quase todas as cidades russas são cobertas por uma rede "magnética". O número total de lojas Magnit em julho de 2016 atingiu 12,9 mil. O primeiro dos "ímãs" foi aberto em 1998 em Krasnodar, e originalmente produtos químicos domésticos eram vendidos lá. E o desenvolvimento de uma cadeia de hipermercados começou em 2006. Em 2007, o primeiro deles também foi aberto em Krasnodar. Aparentemente, esta é uma cidade feliz para os proprietários do Magnit.
7. Surgutneftegas
Capitalização - 18.217 milhões de dólares.
A maior empresa de Surgut e um dos maiores players do mercado russo de petróleo. Durante todo o ano de 2016, a Surgutneftegas produziu 61 milhões de 848,6 mil toneladas de petróleo e 9 bilhões de 663 milhões de metros cúbicos de gás. Um fundo de pensão não estatal sob a marca de mesmo nome se tornou um dos mais rentáveis no ranking de 2017.
6. MMC Norilsk Nickel
Capitalização - 26.201 milhões de dólares.
A gigante russa de mineração e metalurgia, que produz 100% de platina no mercado russo, 96% de níquel, 95% de cobalto e 55% de cobre. A MMC representa 1,9% do PIB da Rússia. Vladimir Potanin, que ocupa o cargo de diretor geral da Norilsk Nickel, em uma reunião com Vladimir Putin, disse que pretende investir cerca de 1 trilhão de rublos no desenvolvimento da produção até 2023. Isso permitirá que a empresa rejuvenesça as capacidades e as torne as maiores do mundo.
5. NOVATEK
Capitalização - 39.220 milhões de dólares.
Ele ocupa o segundo lugar na Rússia em termos de produção de gás. Juntamente com empresas como Rosneft, Gazprombank e Vnesheconombank, está na lista de sanções dos EUA. Isso significa que a NOVATEK não pode emprestar no mercado americano por mais de três meses.
4. LUKOIL
Capitalização - 48.076 milhões de dólares.
Até 2007, a LUKOIL era líder na produção de petróleo na Rússia, mas depois perdeu esse título para a Rosneft. Em 2017, a empresa produziu sua primeira milionésima tonelada de petróleo no Mar Cáspio, no campo com o nome de V. Filanovsky. E em 2016, a LUKOIL ficou em quarto lugar na classificação anual de desempenho ambiental das empresas russas de petróleo e gás, de acordo com o World Wildlife Fund e em segundo lugar na classificação de postos de gasolina pela qualidade da gasolina.
3. Gazprom
Capitalização - 59.932 milhões de dólares.
Uma empresa cujos sonhos se realizam ocupa o terceiro lugar na lista das empresas russas mais caras em 2017. Na sua área de interesse não está apenas a exploração e produção de gás, mas também o transporte, armazenamento e venda. A partir de dezembro de 2013, a Gazprom manteve o direito de exportar gás de duto; até então, a corporação tinha o direito de exportar qualquer gás da Federação Russa.
2. Sberbank
Capitalização - 61.159 milhões de dólares.
De acordo com o Banco Central, o Sberbank é o mais confiável dos bancos russos em 2017. Você não precisa se preocupar com os depósitos ali depositados, é improvável que o Banco Central retire a licença do Sberbank em um futuro próximo. E em termos de acessibilidade, o Sberbank dá o passo mais alto no pedestal bancário - possui quase 17,5 mil agências e 14 bancos regionais em 83 regiões da Rússia.
1. Rosneft Oil Company
Capitalização - 69 907 milhões de dólares.
O controle acionário da Rosneft é de propriedade da Rosneftegaz e o diretor executivo da corporação é Igor Sechin. Em 2016, o consórcio Glencore e o fundo Qatar Qatar Investment Authority adquiriram uma participação de 19,5% na Rosneft por 10,2 bilhões de euros. No entanto, a Rosneft mantém 50% + 1 ação. No ano passado, Rosneft foi mencionado na imprensa em conexão com uma alta prisão do chefe do Ministério do Desenvolvimento Econômico Alexei Ulyukaev. Ele é suspeito de ameaças e extorsão de suborno no valor de dois milhões de dólares de um representante da Rosneft. Nesse montante, Ulyukaev avaliou uma avaliação positiva, permitindo à Rosneft adquirir uma participação estatal na Bashneft.