As pessoas tendem a superestimar os riscos associados aos motoristas mais velhos. Hoje, os jovens condutores ainda são os mais perigosos em termos de acidentes fatais.
No entanto, motoristas e motoristas mais velhos com mobilidade reduzida precisam de um carro com boa visibilidade, controles facilmente acessíveis e intuitivos.
A revista estrangeira autorizada Consumer Reports compilou ranking dos melhores carros para motoristas mais velhos 2017, cuja confiabilidade, satisfação e segurança do proprietário são de primeira qualidade.
A revista levou em consideração os seguintes fatores:
Acesso ao banco dianteiro. Soleiras de portas baixas e portas mais largas são preferíveis para pessoas com deficiência física.
Visibilidade. Os 5 melhores carros estão participando, o que permite aos motoristas altos e baixos ver claramente a situação do trânsito com a ajuda dos espelhos dianteiro, lateral e traseiro.
Controles Bons carros para motoristas mais velhos devem ter sensores e controles fáceis de ler. Não se trata apenas do volante, mas também das alças e botões para controlar o controle de rádio e clima, bem como o mecanismo de mudança de marchas.
Faróis. Os carros podem variar em termos de quão bem os faróis iluminam a estrada à frente. As pessoas mais velhas costumam ter problemas de visão, especialmente no escuro, por isso precisam de boa iluminação nas estradas.
Veja como são os 5 melhores carros para idosos:
5. Kia Sportage
Esse cruzamento é um dos melhores em termos de confiabilidade e manutenção. Possui bom tráfego, tanto na neve quanto na lama, e é adequado para viagens com impassibilidade e para dirigir pela cidade. Possui teto alto, grande capacidade e distância ao solo decente de 182 mm. Os especialistas da Consumer Reports notaram as seguintes opções positivas no Kia Sportage para motoristas mais velhos:
acesso conveniente aos bancos da frente;
bom controle sobre a estrada e comportamento previsível do carro;
faróis brilhantes;
a presença de sistemas de segurança como AVSM, AVH, ABS, um aviso sobre movimento na zona "cega" e um sistema de visibilidade geral.
4. Subaru Legado
Em 2013, este sedan japonês sobreviveu à reestilização. Os designers fizeram uma mudança na grade de rádio falsa e a forma do pára-choque dianteiro e o carro começou a parecer mais esportivo. Devido à sua aparência, alguns motoristas idosos podem se recusar a comprar, considerando o carro "jovem" ... e estarão errados. Aqui estão os benefícios do Subaru Legacy:
excelente visibilidade devido a uma mudança no ângulo de inclinação dos braços dianteiros. Isso tornou possível reduzir os setores de visão cobertos pelos espelhos retrovisores;
bom controle sobre a estrada;
um sistema avançado de segurança ativa e passiva, incluindo um sistema de controle de zona cega, um assistente de mudança de faixa, um sistema de aviso de perigo ao reverter e faróis de neblina que permitem ver a estrada à frente ao fazer curvas.
3. Kia Soul
Um dos hatchbacks mais populares da Rússia é bom para todos: é bonito e espaçoso, a suspensão é elástica, os assentos são confortáveis e a visibilidade é boa. Foi isso que agradou os motoristas e atraiu a atenção dos Consumer Reports:
fácil acesso aos bancos da frente;
previsibilidade e excelente manuseio;
presença de cortinas, airbags frontais e laterais como padrão
a presença de um sistema de assistência à frenagem de emergência, um sistema de controle ativo, ABS, ESC e um sistema de controle do ponto cego (opcional).
De acordo com os motoristas, o Kia Soul tem uma luz de cabeça muito boa, o que também é uma vantagem na escolha de um carro para idosos e para entusiastas de carros não muito perspicazes.
2. Subaru Outback
Na caminhonete Outback atualizada do modelo de 2018, o fabricante fez várias melhorias. O principal deles é um interior modernizado. Agora o interior do carro estará realmente silencioso. Outras mudanças incluem um painel central reprojetado, um sistema de ar condicionado que supostamente esfria o interior mais rápido que seu antecessor e detalhes mais sofisticados nos níveis de acabamento de ponta. Mas qual Subaru Outback pode atrair motoristas mais velhos? Ele tem três das quatro principais vantagens:
excelente visibilidade;
controle impecável na estrada;
e faróis muito brilhantes.
Os especialistas não reclamam de segurança. O carro tem controle das zonas “cegas” (opcional) e assistência ao dirigir na estrada e um sistema de direção inteligente e um aviso sobre uma possível colisão ao dirigir em marcha à ré (novamente opcional).
1. Subaru Forester
Qualidade, confiabilidade e segurança japonesas há muito se tornam conhecidas no mercado automotivo. Portanto, não surpreende que tenham sido os "japoneses" que se tornaram a melhor escolha para um motorista idoso. Aqui estão as principais vantagens desta máquina:
fácil acesso aos bancos da frente;
boa visibilidade;
Fácil de controlar;
muitos sistemas de segurança ativos e passivos, incluindo 7 airbags, um sistema de estabilização dinâmica e um sistema de acionamento inteligente de três modos com botões de controle no volante.
É claro que chega um momento em que os motoristas mais velhos não precisam mais dirigir, independentemente do carro. Mas esta é uma história completamente diferente.