Cada cidade russa é bonita à sua maneira, cada uma tem seu próprio sabor, cada uma é motivo de orgulho para seus habitantes. Por isso, foi tão difícil escolher apenas 10 das 1100 cidades da Federação Russa, e decidimos não incluir Moscou, São Petersburgo e Kazan na lista, porque apenas os preguiçosos não escreveram sobre as maravilhas das “três capitais”. Em vez disso, tentamos selecionar a cidade, que juntas poderiam mostrar toda a beleza e diversidade da Rússia.
Recomendamos nossas classificações:
- 10 cidades mais bonitas do mundo
- Os lugares mais bonitos da Rússia
10. Pskov
Abre as 10 cidades mais bonitas da Rússia, uma antiga cidade russa, Pskov. Talvez tenha os monumentos mais antigos por unidade de área do que na maioria dos outros. Os restos de edifícios antigos que são encontrados em quase todas as etapas e que não podem ser restaurados, mas cuidadosamente preservados para a posteridade, causam uma impressão particularmente forte - como se você sentisse a respiração de séculos em seu rosto.
Atrações recomendadas para visitar:
- A torre de chocalho.
- Câmaras dos Menshikovs.
- Catedral da Trindade.
- Câmaras de cogumelos.
- Pskov Kremlin.
9. Arkhangelsk
Arkhangelsk, um porto marítimo que há muito tempo é o único acesso da Rússia ao mar, distingue-se pela contida e fraca beleza do norte. As vastas extensões da Dvina Setentrional, em algum lugar no horizonte que se fundem com o Mar Branco, são especialmente boas durante as noites brancas, que duram de maio a julho.
A diferença arquitetônica da cidade são muitos prédios de madeira que, apesar dos incêndios regulares, ainda sobrevivem até os nossos dias.
Atrações recomendadas para visitar:
- Museu de arquitetura de madeira Malye Korely, está em aberto.
- Pátios.
- Catedral de Miguel Arcanjo.
- Parque Nacional Kenozero.
- Capela da Matrona de Moscou.
8. Astracã
Como Arkhangelsk, Astracã está localizado no delta de um rio - é aqui que o Volga, como sabemos pela escola, deságua no Mar Cáspio.
O charme de Astracã contrasta com o antigo e o novo. Os edifícios grandiosos da última década destacam-se nitidamente no contexto das casas de semi-vilarejos do antigo Astracã e do antigo Kremlin do século XVI. Um passeio gigante com fontes modernas se estende, e a poucos passos dele estão os antigos edifícios de pedra da cidade russa do distrito. E ao redor da cidade, o Volga é dividido em muitos rios, córregos, canais e velhinhas, tão densamente cobertas de plantas, que é melhor nadar lá apenas em um barco com vara.
Atrações recomendadas para visitar:
- Kremlin de Astracã.
- Fonte musical.
- Galpão Batu.
- A ponte dos amantes.
- Catedral da Assunção.
7. Alcance
Ples é uma pequena cidade no norte da região de Ivanovo. Sua principal pérola é a maravilhosa beleza da natureza. Levitan, tendo chegado a Ples, ficou tão fascinado que, durante várias temporadas de verão na cidade, pintou cerca de duzentas pinturas. Com sua iniciativa, Ples se tornou muito popular como um local de descanso e inspiração para a intelligentsia criativa.
Atrações recomendadas para visitar:
- Monumento ao levitan.
- Mansão mercante.
- Museu do casamento.
- Reserva do Museu.
- O único museu paisagístico da Rússia.
6. Tobolsk
Uma das cidades mais antigas da Sibéria agora está se tornando cada vez mais popular entre os turistas. Foi construído no século XVI pelos cossacos que recapturaram esse lugar do Tatar Khan.
Hoje, o símbolo de Tobolsk é o Kremlin, que oferece uma bela vista da cidade velha e do rio Irtysh. A cidade "baixa", embora um pouco negligenciada, merece um exame cuidadoso, pois abriga igrejas antigas, casas de madeira com uma história de duzentos anos, com as quais os arranha-céus típicos soviéticos da "nova" cidade contrastam fortemente.
Atrações recomendadas para visitar:
- Tobolsk Kremlin.
- Primavera quente.
- Alexander Garden.
- Convento de John Vvedensky.
- Jardim de Ermak.
5. Gelendzhik
A lista das cidades mais bonitas da Rússia não estaria completa sem a cidade turística do sul. Vamos deixar de lado a Crimeia, que ainda não se recuperou totalmente, e a Sochi excessivamente anunciada e voltar nossos olhos para um dos mais antigos resorts do Mar Negro - Gelendzhik.
Estritamente falando, Gelendzhik é uma aglomeração - uma cidade "grande" e várias aldeias e locais turísticos populares que se juntaram a ela. Um clima maravilhoso, ar maravilhoso, vegetação subtropical exuberante, mar e ar perfumado, cheios de aromas de flores - tudo isso é suficiente para se apaixonar por esses lugares para sempre.
Atrações recomendadas para visitar:
- Dolmens perto da vila do renascimento.
- Dolphinarium.
- Parque de Safari.
- Aterro central.
- Parque antigo.
4. Vladimir
Pequena em população, mas enorme em significado cultural, a cidade de Vladimir é considerada uma das cidades mais bonitas do Anel de Ouro. Uma história interessante, um belo e variado relevo da cidade e muitas obras arquitetônicas para todos os gostos - desde o antigo Golden Gate até as galerias comerciais do século XIX.
A peculiaridade da cidade é uma combinação bizarra da antiga grande solenidade principesca e da calma sonolenta de Vladimir hoje. É verdade que o prazer de contemplar os afrescos de Andrei Rublev é um pouco estragado pelos preços draconianos dos hotéis locais.
Atrações recomendadas para visitar:
- Catedral da Assunção do século XII.
- Portão Dourado.
- Museu "Babusya-Yagusya".
- Igreja da intercessão no Nerl.
- Reserva do Museu Vladimir-Suzdal.
3. Irkutsk
O charme da “pérola da Sibéria” está na beleza da natureza circundante (o Lago Baikal fica nas proximidades) e em sua arquitetura antiga - todo o centro da cidade está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Embora a cidade tenha apenas 400 anos, ele conseguiu visitar o posto avançado do desenvolvimento da Sibéria, o centro da indústria e do comércio e até a capital. A importância de Irkutsk levou ao auge da construção na cidade - muitas obras-primas de pedra e até arquitetura de madeira sobreviveram até hoje.
Atrações recomendadas para visitar:
- Art Museum em homenagem a V.P. Sukachev.
- Igreja de Spasskaya.
- Herdades dos dezembristas S. G. Volkonsky e S. Trubetskoy.
- Aquário do selo Baikal.
- Quebra-gelo "Angara".
2. Níjni Novgorod
O escritor francês Teofil Gauthier ficou tão impressionado com a beleza de Nizhny Novgorod que duvidou que fosse possível viver sem vê-lo com seus próprios olhos.
Uma das razões para a cidade estar na nossa lista é a sua bela paisagem. Nizhny Novgorod foi construído nas colinas na confluência do Volga e Oka. Uma série de dobras e elevações tem um efeito peculiar, talvez inerente apenas ao Inferior. Um turista acabara de chegar ao centro da cidade, cercado de carros e pessoas, mas se ele literalmente dobrasse a esquina, haveria silêncio, paz, vegetação, o vento estava fazendo barulho e os pássaros cantando.
E se você adicionar um grande número de estruturas arquitetônicas icônicas às maravilhas da natureza, fica claro por que todos que conseguiram visitar lá ficaram fascinados pela beleza de Nizhny Novgorod.
Atrações recomendadas para visitar:
- Nizhny Novgorod Kremlin.
- O zoológico privado "Limpopo" é um dos maiores da Europa.
- Mosteiro da Anunciação.
- Ferrovia de brinquedo.
- Exotarium.
1. Kaliningrado
O charme de uma das cidades mais bonitas da Rússia é em seu estilo europeu, casas antigas e fofas, como se tivessem chegado aqui das páginas dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, pavimentadoras, igrejas latinas neogóticas, casas de pesca na praia e, é claro, a dura beleza do Mar do Norte, chapinhando ao lado da cidade .
Apenas duas horas de carro do centro da cidade é o magnífico Curonian Spit, que no verão é um local de férias favorito para moradores e turistas. Ela é um bom exemplo do trabalho bizarro da Mãe Natureza, que colocou dunas de areia próximas, prados cobertos de musgo e líquen, além de florestas de bétula, pinheiro e abetos. Todo o território do espeto cobre 98 km e se estende do russo Zelenogradsk ao lituano Klaipeda. Kaliningrado começa a 35 km do início do espeto.
A propósito, os preços em Kaliningrado não são muito altos, para que você possa admirar sua beleza sem danificar sua carteira.
Atrações recomendadas para visitar:
Catedral.
Museu de âmbar.
Dançando floresta.
A vila de pescadores.
Museu do Oceano Mundial.
Curiosamente, a única cidade original de Kaliningrado não existia. Em seu lugar, havia três assentamentos independentes, e a cidade recebeu o nome da fortaleza da Ordem Teutônica de Königsberg, que durou até 1968. Kaliningrado, renomeado de Konigsberg, recebeu seu nome atual em 4 de julho de 1946, quando a região de Kaliningrado foi formada.