Mesmo se você não lê as notícias e não assiste TV, ainda ouve pelo menos uma vez sobre o bitcoin. Esta é a criptomoeda mais famosa e mais cara no momento.
No entanto, muitas alternativas surgiram no mercado que estão ganhando impulso gradualmente. As chamadas "alt-coins" (ou altcoins) funcionam em princípios tecnológicos semelhantes ao bitcoin. Nós compilamos uma lista dos dez nomes mais famosos no mercado de moedas alternativas. Quem sabe, talvez uma dessas moedas virtuais esteja destinada a subir para US $ 20.000 cada e mais, como seu famoso predecessor.
10. Dogecoin
Abre o ranking das melhores alternativas ao bitcoin em 2018, a criptomoeda Reddit, uma das comunidades online mais ativas do mundo. Seu logotipo e mascote são o rosto de um cão da raça Shiba Inu, que os amantes de memes reconhecerão imediatamente.
Atualmente, o Dogecoin é usado principalmente como uma "dica" para vários serviços (por exemplo, comentários) no site do Reddit. No entanto, esse não é o único objetivo dessa criptomoeda.
Em 2014, a comunidade Dogecoin levantou fundos para financiar uma equipe de boom-boarding da Jamaica, que tinha as qualificações necessárias, mas não tinha fundos para ir aos Jogos Olímpicos de Inverno. No mesmo ano, a comunidade prestou assistência financeira ao piloto Josh Wise para participar da NASCAR.
Apesar de seu logotipo frívolo, o Dogecoin ocupa o 34º lugar na lista de ativos de criptomoeda Coinmarketcap.
9. Dash
Este é um sistema de pagamento que oferece uma forma de dinheiro acessível e fácil de usar. As taxas de transação são minimizadas e todas as transações são seguras (garantidas pelos desenvolvedores, é claro).
O Dash oferece dois serviços que são de particular interesse para aqueles que usam criptomoedas - InstantSend e PrivateSend.
- O InstantSend permite que os usuários façam transações muito rápidas, das quais o Bitcoin não pode se orgulhar.
- E o PrivateSend permite que os usuários misturem suas moedas virtuais com moedas de outros remetentes em uma transação com várias saídas, o que fornece sigilo significativo (embora não absoluto).
8. Zcash
Essa é uma criptomoeda muito promissora que oferece aos usuários o verdadeiro anonimato. Segundo os desenvolvedores, a missão da Zcash é criar uma plataforma econômica global aberta, da qual ninguém possa ser excluído. Eles acreditam que a descentralização é a chave da segurança e da justiça.
Mas espere, o Bitcoin não deve ser anônimo porque não está conectado ao seu apelido na Web? Isso é verdade, mas apenas em parte. Os nomes de usuário não são realmente usados na transmissão de bitcoins, no entanto, a transação ainda pode ser rastreada para uma pessoa específica usando o razão público no blockchain em combinação com endereços IP.
Por outro lado, a moeda digital Zcash pode ser realmente anônima. Dá aos usuários a opção de ocultar ou não a transação. Em caso de consentimento ao anonimato, as informações sobre o comprador, vendedor ou o valor transferido não são registradas na blockchain. A única informação que será registrada é o tempo da transação. De fato, apenas cerca de dez por cento das transações da Zcash estão ocultas devido ao tempo extra e ao poder de processamento necessário para processá-las.
7. Monero
Outra "criptomoeda para paranóica" que é completamente impossível de rastrear. Todas as transações e contas não podem ser atribuídas a identidades reais ou online.
A diferença entre o Monero e o Zcash é que o Zcash oferece a capacidade de tornar uma transação confidencial e, com o Monero, todas as transações se tornam automaticamente confidenciais.
6. Neo
Essa criptomoeda também é chamada de chinês "Ethereum" (Ethereum). Esses dois projetos têm muito em comum: código aberto e recursos similares em termos de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes.
No entanto, o Neo é apoiado pelo governo chinês, ao contrário do Ethereum, que não é apoiado por nenhum governo do mundo.
O Neo é muito diferente do Ethereum em termos de linguagens de programação suportadas. O Ethereum possui sua própria linguagem, Solidity, e o Neo suporta várias linguagens de programação populares, incluindo C # e Java, e no futuro provavelmente suportará Go e Python. Obviamente, isso é mais atraente para a maioria dos programadores.
5. Estelar
A plataforma Stellar foi criada em 2014 como uma rede de código aberto capaz de fazer pagamentos "ininterruptos" entre instituições financeiras. Ou seja, você pode usar a rede Stellar para enviar dinheiro na moeda do seu país para um amigo na Austrália, e ele poderá receber esse pagamento na forma de dólares australianos.
Estelar tem sua própria criptomoeda chamada lúmen. Os lúmens são usados para pagar taxas ao transferir várias moedas. Graças aos lúmens, a rede Stellar é protegida contra ataques de usuários externos maliciosos, que podem tentar "matar" a rede criando um grande número de transações.
4. Litecoin
Essa moeda digital apareceu em 2011, dois anos após o lançamento do Bitcoin. É muito semelhante ao Bitcoin, embora com algumas diferenças importantes.
O número máximo de lightcoins que podem ser gerados é 84 milhões de unidades, o que é quatro vezes o número máximo de bitcoins. Além disso, o Litecoin fornece maior velocidade de processamento de transações.
O Litecoin é totalmente compatível com a API do Bitcoin, ou seja, essa criptomoeda é facilmente integrada a aplicativos que já aceitam bitcoins.
O site Litecoin fornece uma lista de comerciantes on-line que aceitam pagamentos nessa moeda virtual. Atualmente, a lista tem mais de 80 varejistas e está em constante expansão. Os usuários de Litecoin podem comprar arte, roupas, cartões-presente e muito, muito mais.
3. Ondulação
As três principais moedas virtuais mais promissoras de 2018 abrem com uma plataforma de criptomoeda que se concentra em fornecer uma maneira desimpedida, rápida e segura de enviar dinheiro ao redor do mundo.
O site da Ripple diz que os pagamentos globais pela Internet ainda estão na era da "discoteca", usando uma infraestrutura antiga que não evoluiu ao longo do tempo. E a plataforma RippleNet visa oferecer aos usuários a oportunidade de acelerar transações. Nesse caso, os fundos são rastreados em tempo real.
A liquidação do pagamento no Ripple leva cerca de quatro segundos. Velocidade fantástica em comparação com a velocidade do Bitcoin.
2. Golem
Esta moeda é um "iniciante" no mercado de criptomoedas, apareceu em 2016. O projeto, apresentado por desenvolvedores poloneses, é uma rede descentralizada ponto a ponto (ponto a ponto). Qualquer um pode ganhar dinheiro fornecendo o poder de processamento de seu processador e permitindo que os usuários usem o Golem como um supercomputador que pode executar quase qualquer programa.
Um exemplo disso é o seguinte: O Golem é capaz de concluir tarefas que geralmente levam dias para serem concluídas em minutos. Da mesma forma, ele pode realizar pesquisas analíticas verdadeiramente massivas e fazer previsões mais rápidas do que você pode agora e a um preço mais baixo.
Talvez uma das áreas que mais se beneficie dessa tecnologia seja a pesquisa. Golem pode ser útil para muitas tarefas, variando da análise de DNA à busca de uma mente alienígena. O Golem ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e só pode ser usado para fins de renderização. Com o tempo, à medida que mais testes e desenvolvimento forem realizados, a rede se expandirá para todo o seu potencial.
1. Ethereum
Em primeiro lugar no top 10, os melhores análogos modernos do bitcoin são o segundo maior nome no mundo do dinheiro eletrônico.
Ethereum é uma moeda alternativa fundada em 2014 pela organização suíça sem fins lucrativos Ethereum Foundation. A missão da Ethereum Foundation é trazer ferramentas descentralizadas para o mundo, criar aplicativos descentralizados e, portanto, fornecer toda a assistência possível na criação de uma Internet globalmente acessível, gratuita e confiável.
A unidade mínima do Ethereum é chamada éter. Ao contrário do Bitcoin, que usa um diagrama de blocos apenas para registrar transações, o Ethereum é uma plataforma aberta que permite a qualquer pessoa criar ou usar aplicativos descentralizados usando a tecnologia blockchain. É mais adequado para aplicativos que automatizam a interação ponto a ponto ou facilitam a ação do grupo na Web.
Simplificando, o Ethereum como plataforma permite que os desenvolvedores criem aplicativos sem a necessidade de seu próprio blockchain.
A capitalização da quantidade total de éter já ultrapassa US $ 30 bilhões. No final de 2017, a taxa de transmissão é de US $ 698.
Ao escolher a melhor alternativa ao Bitcoin, lembre-se: invista em moeda digital apenas o valor que você não sente muito a perder. E para aumentar a probabilidade de sucesso, use os portfólios de produtos blockchain selecionados pelos especialistas da corretora NordFX. Desejamos-lhe sucesso financeiro!