Mais de 50% da população mundial são residentes urbanos. Com base no fato de que 7 bilhões de pessoas vivem no planeta, cerca de 50 pessoas por quilômetro quadrado da superfície da Terra. No entanto, existem lugares onde o agrupamento de pessoas é incrível. Por exemplo, a maior favela do Rio de Janeiro, tem uma densidade de 48 mil pessoas por quadrado. km
As maiores cidades do mundo em população
Apresentamos as 10 maiores cidades do mundo em termos de população. Todos os dados sobre o número de cidadãos são extraídos da Wikipedia, Worldatlas e outras fontes abertas e são relevantes para 2017.
10. Guangzhou, China
População: 13,5 milhões
Guangzhou é o centro educacional, econômico, tecnológico e cultural do sul da China. Sua localização nas margens do rio Pérola contribuiu para o seu crescimento como uma importante cidade portuária.
A população de Guangzhou é reabastecida principalmente devido a emigrantes estrangeiros, bem como migrantes ilegais dos países do Oriente Médio, Sudeste Asiático e Europa Oriental. Graças a isso, a cidade ganhou a reputação de "capital do Terceiro Mundo".
9. Tóquio, Japão
População: 13,7 milhões
A capital do Japão é conhecida por seu design moderno, dedicação à tecnologia avançada e ruas movimentadas. Em 2010, o boom demográfico em Tóquio começou e, pela primeira vez em sua história, a população ultrapassou 13 milhões de pessoas. As autoridades da cidade explicaram o crescimento da população pela intensa construção de condomínios e pelo aumento no número de estrangeiros.
8. Istambul, Turquia
População: 14,8 milhões
Istambul é uma cidade turística que atrai visitantes de todo o mundo. No entanto, além disso, serve como foco da economia turca.
Agora, a todo vapor, está a construção de um novo aeroporto em Istambul, que poderá receber 150 milhões de passageiros por ano. Deve se tornar o maior aeroporto do mundo. A abertura de um novo porto aéreo está prevista para 2018. Depois disso, o antigo aeroporto de Ataturk será fechado.
7. Lagos, Nigéria
População: 15,1 milhões
O centro comercial de seu país e uma das cidades africanas que mais crescem. E Lagos é famosa por ser o centro de Nollywood (a indústria cinematográfica da Nigéria).
6. Tianjin, China
População: 15,4 milhões
Tianjin está localizada na zona costeira do norte da China e abriga mais de 15 milhões de habitantes.
É curioso que até 1919 houvesse um correio na Rússia nesta cidade portuária chinesa. Pelo contrário, o Império Russo.
5. Delhi, Índia
População: 16,7 milhões
Delhi é uma cidade antiga localizada no norte da Índia. Segundo a previsão da ONU, em 2030 a população de Délhi crescerá quase 10 milhões de pessoas.
4. Pequim, China
População: 21,5 milhões
Até 2030, a população da capital chinesa poderá atingir 27 milhões de pessoas. E como o centro cultural da China, Pequim possui sete locais de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além disso, Pequim se estabeleceu como um setor industrial após a revolução comunista de 1949. Automóveis, têxteis, tecnologia aeroespacial e semicondutores - essa não é uma lista completa dos produtos produzidos nesta cidade.
3. Karachi, Paquistão
População: 23,5 milhões
É difícil imaginar que uma vez que essa cidade multimilionária fosse uma pequena vila de pescadores. Atualmente, Karachi é o centro econômico e industrial do Paquistão e sua população está em constante crescimento, principalmente devido a migrantes de vários países do sul da Ásia.
Karachi tem a fama de um centro de ensino superior no sul da Ásia e no mundo muçulmano.
2. Shanghai, China
População: 24,2 milhões
Como a segunda cidade mais populosa da China, Xangai tem a reputação de ser uma metrópole lotada. Esta cidade não é apenas um destino turístico popular, mas também o local onde o porto de contêineres mais movimentado do mundo é construído. Também em Xangai é um dos maiores arranha-céus do mundo.
Em 2050, a população de Xangai deverá atingir 50 milhões, graças ao crescimento econômico e à rápida urbanização.
1. Chongqing, China
População: 53,2 milhões
A maior cidade em termos de população é uma das 5 cidades centrais da República Popular da China (RPC) e está localizada no sudoeste da China.
Um número tão grande de residentes é explicado pelo grande número de trabalhadores migrantes, muitos dos quais vivem em Chongqing por menos de 6 meses por ano. Ao mesmo tempo, menos de 7 milhões de pessoas vivem na área urbanizada da metrópole.
Para comparação: 12,4 milhões de pessoas vivem em Moscou, a cidade mais populosa da Rússia. E tendo em conta os subúrbios - 16 milhões.
Como no resto da China, há um problema demográfico em Chongqing. Embora o trabalho ainda seja alimentado pelo crescimento econômico, os efeitos da política “uma família, um filho” tiveram efeitos negativos. O trabalho está diminuindo, enquanto os idosos estão crescendo exponencialmente. Segundo um dos analistas, a China pode se tornar o primeiro país grande a envelhecer mais cedo do que rico.
A maior cidade do mundo em termos de população tem uma grande lacuna entre meninos e meninas com menos de 20 anos, e isso ameaça problemas no futuro. Por exemplo, isso pode causar uma queda na taxa de natalidade e, consequentemente, uma escassez de trabalho. Mas é improvável que a maioria dos moradores de Chongqing enfrente o destino de permanecer como uma velha empregada com 40 gatos.
As maiores cidades do mundo por área
Muitos russos respondem à pergunta "qual é a maior cidade do mundo?" orgulhosamente responda: "Moscou". E eles estarão errados. Embora a capital russa seja a maior em termos de área (2 561 km2) e a população de uma metrópole na Europa, é de tamanho inferior às cidades estrangeiras com uma população superior a um milhão.
Apresentamos a você as maiores cidades do mundo se o território controlado pela administração da cidade for tomado como parâmetro principal.
10. Kinshasa, Congo
Área: 9 965 km²
Grande parte (60%) da capital da República do Congo é ocupada por áreas rurais pouco povoadas. No entanto, está incluído nos limites administrativos da cidade. As áreas urbanas lotadas, porém pequenas, estão localizadas no oeste da província.
Kinshasa é uma das cidades com o maior número de habitantes de língua francesa (em primeiro lugar, é claro, Paris). E se a atual situação demográfica continuar, em 2020 Kinshasa ultrapassará Paris em termos de número de habitantes.
9. Melbourne, Austrália
Área: 9.990 km²
Na Austrália, um dos países mais urbanizados do mundo, 89,01% da população vive em áreas urbanas. 4,44 milhões de pessoas vivem em Melbourne e, por esse indicador, é apenas ligeiramente inferior ao sétimo número da lista. Mas todas as grandes cidades australianas têm uma coisa em comum - elas estão localizadas perto da costa. As áreas costeiras incentivaram o crescimento dos primeiros assentamentos europeus, que rapidamente se transformaram em áreas metropolitanas barulhentas e movimentadas.
8. Tianjin, China
Área: 11,943 km²
Tianjin - o "portão comercial" de Pequim - começou a se desenvolver como um shopping depois que o Grande Canal foi construído na era da dinastia Sui.
A cidade cresceu especialmente durante o reinado da dinastia Qing e durante a existência da República da China. O setor mais dinamicamente em desenvolvimento da economia urbana é o porto de Tianjin.
E a Rosneft e a China National Petroleum Corporation concordaram em construir uma refinaria em Tianjin. A assinatura do cronograma de construção ficou conhecida em 2014. O lançamento da planta está previsto para 2019.
7. Sydney, Austrália
Área: 12,367 km²
Uma cidade de 4,84 milhões de pessoas se expandiu rapidamente após o desenvolvimento da Harbour Bridge. Seus bairros residenciais são cercados por belos parques nacionais. E na costa extremamente acidentada, havia um lugar para inúmeras praias, baías, enseadas e ilhas.
6. Chengdu, China
Área: 12,390 km²
A cidade, que já foi famosa por seu brocado, e foi a capital da China, além de seu tamanho impressionante, possui a maior estátua de Buda do mundo. A altura do Grande Buda esculpida na rocha é de 71 metros. Segundo os moradores locais, "Gradualmente, a montanha se torna o Buda, e o Buda se torna a montanha".
5. Asmara, Eritreia
Área: 15.061 km²
Outrora a capital do estado da Eritreia tinha 4 aldeias fundadas no século XII. E agora é a maior cidade do país, que é chamada de "Nova Roma" devido ao espírito italiano da arquitetura. Em 2017, Asmara entrou na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.
O nome da metrópole era anteriormente pronunciado como Asmara - “floresta florida” traduzida da língua tigrínia.
4. Brisbane, Austrália
Área: 15 826 km²
O centro administrativo de Queensland (e antes a capital) nem sempre era uma cidade. Ele se reuniu em 20 municípios separados e adquiriu o status de cidade em 1925.
Brisbane é agora a cidade australiana que mais cresce e, ao mesmo tempo, uma das mais multinacionais do mundo.
3. Pequim, China
Área: 16.411 km²
A capital da China tem mais de 20 milhões de habitantes. A zona da cidade de Pequim diverge em círculos que estão entre as estradas concêntricas da cidade. O maior deles é o sexto anel viário, que percorre cidades satélites da capital chinesa.
Em 2020, Pequim sediará convidados e participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno e, em 2008, sediou os Jogos de Verão.
2. Hangzhou, China
Área: 16.847 km²
Durante a dinastia Song do sul, Hangzhou era a cidade mais populosa do mundo. Ele ainda é bastante grande, o número de cidadãos ultrapassou 8 milhões de pessoas.
A cidade é famosa por sua natureza, dada a beleza e as plantações de chá. Como diz o ditado chinês: "Há céu no céu e Suzhou e Hangzhou na terra".
1. Chongqing, China
Área: 82.403 km²
A maior e mais populosa cidade do mundo é Chongqing. A maioria da população vive fora da zona urbanizada, cujo tamanho é de 1 473 km². E a área total da cidade, junto com as áreas suburbanas e rurais, corresponde ao tamanho da Áustria.