Existe uma ligação inextricável entre viagens e comida. Não, não se trata da qualidade e variedade de pratos oferecidos no avião. A comida de diferentes países é capaz de proporcionar não apenas prazeres de sabor, mas também muito a dizer sobre as tradições e configurações culturais de um país em particular. Por exemplo, é difícil para uma pessoa russa se forçar a comer insetos, lagartos ou sapos. Mas em muitos países da Ásia está na ordem das coisas.
Os especialistas do Lonely Planet compilaram uma lista os pratos mais deliciosos para os turistascom base no sabor da comida, no seu significado cultural e na atmosfera do local onde foi servida. Portanto, pegue algo saboroso para não sentir a fome durante o processo de leitura e prossiga.
10. Dimsam em Hong Kong
O mercado noturno de Temple Street, em Hong Kong, é o lugar para comprar comida barata, incluindo deliciosos lanches dim sum, dispostos em pires pequenos e tradicionalmente servidos com uma xícara de chá chinês. Aperitivos podem incluir não apenas frutas e legumes, mas também sobremesas, além de frutos do mar. Você pode encontrar pequenas quantias em pequenos restaurantes (as mesas estão localizadas nas ruas).
Se você procura um lanche saudável para passear no mercado e comprar lembranças para parentes e amigos, não hesite em negociar desesperadamente. Os preços, em regra, são exagerados em cinco ou até dez vezes.
Se você é fã de gastronomia extrema, experimente sopa de cobra - um dos pratos nacionais mais incomuns do mundo.
9. Pizza Margherita em Nápoles, Itália
Não há lugar melhor na Terra para apreciar essa pizza derretendo na boca do que sua terra natal - a movimentada e bela Nápoles.
Acredita-se amplamente que em junho de 1889 o chef da Pizzeria di Pietro, Raffaele Esposito, inventou um prato chamado Margarita Pizza. Ele recebeu o nome da rainha da Itália, Margarita de Savoy, e o recheio - tomate (vermelho), mussarela (branca) e manjericão (verde) simbolizava as cores da bandeira italiana.
No entanto, essa história é duvidosa porque a pizza com o mesmo recheio já foi preparada em Nápoles entre 1796 e 1810, embora provavelmente não tenha sido chamada Margarita. Em 1849, Emanuele Rocco anotou várias coberturas de pizza, como manjericão, tomate e fatias finas de mussarela. Ao mesmo tempo, o queijo mussarela foi colocado em forma de uma flor em cima do molho de tomate, juntamente com as folhas de manjericão. Isso pode explicar a verdadeira origem do nome Margarita (que significa camomila).
8. Bibimbap em Seul, Coréia do Sul
Um prato tradicional à base de arroz branco cozido é coberto com legumes, carne ou frutos do mar, temperado com pimenta Kochzhujan e coberto com um ovo cru ou ovos fritos. Este é um favorito definitivo quando se trata de encontrar um jantar saboroso e gratificante na Coréia do Sul.
O nome "bibimbap" se traduz literalmente como "uma mistura de arroz e outros produtos". Simples, mas havia rumores de que essa comida seria servida mesmo na mesa real.
7. Lagostas na Reserva Natural de Kaikoura, Nova Zelândia
Para os amantes de frutos do mar, uma visita a Kaikoura, uma cidade costeira na Ilha Sul da Nova Zelândia, não estaria completa sem provar as lagostas locais. É engraçado que, na tradução da língua maori, a palavra "Kaikoura" signifique "comida de lagosta".
E em Kaikoura, você pode ver baleias e focas, até nadar com golfinhos.
6. Smorrebrod em Copenhague, Dinamarca
Um dos pratos mais deliciosos do mundo são os sanduíches dinamarqueses com pão de centeio. Eles têm uma variedade de recheios, de camarão, arenque e salmão defumado a champignon, carne frita e patê de fígado. No total, existem cerca de 180 variedades de cabelos curtos.
A propósito, o alto teor calórico do smorrebrod é devido à severidade do clima local. Alguns sanduíches atingem 10 centímetros de altura.
Lonely Planet recomenda o sanduíche Hallernes Smørrebrød como o melhor lugar para apreciar o sabor do smorrenbrod. Existem preços adequados e produtos de alta qualidade.
5. Som Tam em Bangkok, Tailândia
Os 5 melhores alimentos para turistas abrem com uma salada tailandesa popular feita de papaia verde picada e temperada com molho agridoce. Pode ser encontrado em todo o sudeste asiático. Às vezes, são adicionados caranguejos crus, mas não recomendamos a compra de um prato assim, há uma chance de pegar hepatite.
4. Peito de Carne do Texas, EUA
Não faltam restaurantes de churrasco no Texas, mas o Franklin's Barbecue em Austin é um dos estabelecimentos que afirma ter criado um "culto à mama" desde que foi inaugurado em 2009. Essas são apenas as linhas terríveis; prepare-se para gastar cerca de uma hora do seu tempo para obter o melhor peito de carne do mundo.
Os fãs deste prato suculento e de dar água na boca incluem celebridades como o falecido escritor e chef Anthony Bourdin ("o melhor peito que já comi"), ex-presidente dos EUA Barack Obama (saiu da vez, mas pagou por todos, que estava por trás dele) e o rapper americano Kanye West (tentou entrar na fila, falhou).
3. Sushi em Tóquio, Japão
Você pode experimentar o melhor sushi da cidade no mercado de peixe de Tsukiji, bem como no pequeno restaurante "Sukiyabashi Jiro" na área urbana mais cara - Ginze. No Japão, existem regras especiais de etiqueta para comer sushi.
- Quando um pedaço fresco de sushi estiver na sua frente, pegue-o com as mãos, e não os pauzinhos.
- Não mergulhe sushi no molho de soja e não peça uma porção adicional de wasabi. O chef pode considerar isso um insulto, já que o sabor do prato em que ele trabalhou diligentemente mudará.
- Entre as porções, use os pauzinhos para conservar o gengibre em conserva e uma toalha de mão para limpar os dedos.
- Não se esqueça de prestar atenção ao arroz, e não apenas ao peixe. Os artesãos de sushi passam anos melhorando a preparação do arroz e consideram este produto tão importante quanto todos os outros ingredientes.
2. Curry Lax em Kuala Lumpur, Malásia
Mesmo que você não goste de sopas, experimente a sopa perfumada de curry, que tradicionalmente consiste em leite de coco, macarrão de arroz, almôndegas, almôndegas, camarão, frango e tofu frito. Pode ser encontrado em restaurantes de rua localizados em Madras Lane (perto da Rua Petaling), no coração de Kuala Lumpur. Escolha o restaurante com a fila mais longa.
Se desejar, a pasta de pimentão picante pode ser adicionada à sopa, e é servida separadamente. Esta sopa é uma experiência culinária turística única que só pode ser obtida na Malásia. Acredite, seu paladar vai agradecer.
1. Pincho em San Sebastian, Espanha
A classificação turística da melhor comida do mundo é liderada pela "criança" da sensual Espanha. Um pincho é um pouco de um sanduíche pequeno. O pão pode ou não ser frito, não é tão importante quanto o que está nele. E aqui o escopo da imaginação é muito amplo. Como você gosta da combinação de queijo de cabra, marmelada de marmelo, nozes, pimentão frito e jamon? Ou um camarão grande, ovo cozido grosseiramente, maionese, cogumelos e vinagre balsâmico de Modena? Mas essa é apenas uma pequena parte dos componentes a partir dos quais as pinchos podem ser preparadas.
Os especialistas do Lonely Planet recomendam especialmente pinchos em San Sebastian. Para aproveitar ao máximo esse prato, passe um dia preguiçoso na cidade, não se esqueça de uma soneca à tarde e, quando forem 21h, vá a um dos bares locais. Lá você encontrará um novo menu de guloseimas deliciosas e um grupo de pessoas que comem e bebem com apetite - basta seguir o exemplo delas.