Um fluxo imparável de água correndo de uma grande altura é uma das maravilhas naturais mais fascinantes da Terra. E mesmo que você não possa caçar a paisagem perfeita das cachoeiras agora - isso não é um problema. Nesta coleção, reunimos as mais belas cachoeiras do mundo. Uma olhada na pura grandeza do mundo natural - e seu dia será um pouco melhor.
Cachoeira Gudlfoss, Islândia
Embora essa não seja a cachoeira mais alta do mundo, é a mais famosa da Islândia e tem uma aparência muito incomum. Parece que a água que flui de um penhasco simplesmente desaparece no ar.
Apesar de Güdlfoss ser tão poderoso que já foi considerado uma fonte de geração de eletricidade, a altura da cascata é de apenas 32 metros. Mas não deixe que os números o enganem: o puro poder da água corrente é o que faz de Güdlfoss uma atração turística popular.
É melhor visitar esta cachoeira no verão, à tarde (entre as 15:00 e as 16:00 horas), quando as rochas são iluminadas pelo sol e um arco-íris brilha nos jatos de água.
Cataratas de Multnomah, EUA, Oregon
Uma das cachoeiras mais altas do estado. Curiosamente, uma ponte para pedestres localizada entre duas rochas dá um charme especial. A paisagem se assemelha a uma paisagem élfica.
Adorável Dettifoss, Islândia
Localizado em um parque nacional. Surgiu sob a influência de terremotos e erupções vulcânicas. A maior cachoeira da Europa e talvez a mais espetacular, porque um arco-íris aparece acima da cachoeira devido ao forte fluxo de água no tempo ensolarado.
Cachoeira Maletsunyan, Lesoto
O rio ficava em um vale verdejante, onde arrancando um penhasco puro se transformava em uma cachoeira, tão espetacular que a água que se desintegrava em poeira lembra nuvens.
Banzek, Vietnã
A cachoeira ocupa 4 lugares no mundo, e paisagens fantásticas a tornam uma das mais bonitas. Na estação chuvosa, a cascata de três níveis se torna um fluxo contínuo, quebra das montanhas e forma um lago.
Barron, Austrália
Entre as florestas tropicais da Austrália, encontra-se uma cachoeira de 259 metros. Um trem passa ao longo de seu canal.
Cachoeira indiana de Gersopp
A 240 quilômetros da capital de Goa, a majestosa Cachoeira Gersopp (ou Yogi ou Joga), também conhecida como a cachoeira vertical mais alta da Índia, ronca. É composto por quatro cascatas, cuja altura total é de 253 metros.
O nome da cachoeira é traduzido como "Falling Man". Segundo uma lenda, o pobre jovem se apaixonou pela filha do rajá e, desesperado por nunca poder estar com ela, pulou em uma cachoeira.
Toda a beleza das cascatas de Gersopp é revelada de abril a julho, isto é, na primavera e no início do verão, quando começa a estação das chuvas. Neste momento, é alcançado um equilíbrio ideal entre o nível da água e a temperatura do ar, que varia de 23 a 32 graus.
Cachoeiras de Plitvice, Croácia
As cachoeiras de Plitvice fazem parte do maior parque nacional dos lagos Plitvice, na Croácia. A cachoeira mais bonita e popular de Plitvice é Sastavtsi, que, a partir de uma altura de 72 metros, derruba a água dos rios Corão e Plitvice.
O verão (julho, agosto e setembro) é o pico da temporada turística na Croácia, e por boas razões. O verão neste país é caracterizado por temperaturas quentes e um céu claro e ensolarado. No entanto, durante a temporada de verão, os preços para visitar o Parque Nacional podem ser muito caros. Para uma experiência menos cheia, o outono é melhor.
Cachoeira de Palus, EUA, Washington
É uma das cachoeiras mais bonitas da América. Flui no canyon Palus. O córrego está 8 metros acima das Cataratas do Niágara e tem 61 metros de fluxo turbulento. No inverno, Palus congela, e no verão um arco-íris o ilumina.
San Rafael, Equador
Cachoeira de duas etapas de 50 e 100 metros. Há tanta poeira de água e spray que é impossível observar a cachoeira por perto.
Skogafoss, Islândia
Outro representante da Islândia, a mais bonita cachoeira de 60 metros do país. É derrubado por um maciço amplo e uniforme, como se fosse criado artificialmente.
Huangoshu, China
A cachoeira mais bonita do Império Celeste, com 101 metros de largura e 78 metros de altura. Atrás dele é uma caverna. A cachoeira em si está localizada no Parque Nacional Huangoshu.
Iguaçu - cachoeira de dois países
O maior sistema de cachoeiras do mundo e uma das sete maravilhas naturais do mundo se estendem por uma largura de 2700 metros. De fato, as Cataratas do Iguaçu são tão longas que, quando Eleanor Roosevelt olhou para elas, havia rumores de que ela exclamava "Pobre Niagara!" Não acredita nela? Veja por si mesmo.
Essas cachoeiras são pitorescas o ano todo, portanto, a melhor época para visitá-las depende do seu horário de trabalho. Em dezembro, janeiro e fevereiro, as cachoeiras são as que caem mais, mas o clima pode ser úmido e chuvoso. Março-abril e agosto-setembro são meses com um clima mais ou menos seco, mas nesse momento as cachoeiras estão cheias de turistas.
Hawasu, EUA, Arizona
A cachoeira mais famosa e popular do mundo, depois de Niagara e Victoria. Localizado no canyon vermelho.
Cataratas do Niágara, Canadá
A cachoeira mais popular e bonita do mundo está localizada na fronteira de Nova York e Canadá. Existe uma infra-estrutura turística desenvolvida, muitos locais de observação. A largura da cachoeira é de 800 metros.
Ruacana, Angola e Namíbia
Uma cachoeira que literalmente separa dois estados. Altura - 124 metros. Perto é uma vila de uma tribo africana local, que recebe turistas.
Cachoeira Seljyalandsfoss, Islândia
A cachoeira mais pitoresca do país e, possivelmente, o mundo inteiro. As águas que formam esse milagre da natureza, mergulhando em um belo rio, se espalham entre campos verdes.
Bong Bong, Índia
O segundo nome é Nuranang. Cachoeira cercada por densas florestas. É originário dos picos nevados do Himalaia.
Vernal, EUA, Califórnia, Yosemite Park
É um passo de duas cachoeiras no Parque Natural de Yosemite, junto com o irmão mais novo de Nevada, formando uma enorme escada.
Cayetur, Guiana
A cachoeira, localizada nas profundezas da Amazônia, é considerada um dos tesouros inestimáveis da floresta tropical e da América do Sul como um todo. É também uma das maiores cachoeiras de fluxo de água (663 m³ / s), então prepare-se para se molhar!
Começando a uma altitude de 226 metros acima do solo, Kayetur é cinco vezes maior que as famosas Cataratas do Niágara. No entanto, é muito menos conhecido porque está localizado na área pouco estudada do planalto da Guiana, onde existem muitas, muitas florestas tropicais e poucas pessoas. Para chegar lá, você deve fazer uma caminhada de dois dias ou fretar um pequeno avião de Georgetown.
O clima nessa região pode ser imprevisível, dificultando a determinação de quando é melhor ver Cayetur. Talvez a melhor época para assistir seja de março a junho, quando não está muito quente nem muito úmido.
Sutherland Falls, Nova Zelândia
O barulho ensurdecedor de água clara caindo de uma altura de 580 metros - é assim que Sutherland Falls, localizada no Parque Natural Nacional de Fiordland, aparece diante dos turistas. Sua fonte é um lago, localizado em uma bacia natural gigante na cavidade dos Alpes do Sul.
A maioria dos viajantes a visita desde o final de outubro até o início de abril. Tanto em tempo chuvoso quanto ensolarado, Sutherland Falls é uma atração impressionante.
Yosemite Falls, EUA
As Cataratas de Yosemite, localizadas no Parque Nacional da Califórnia com o mesmo nome, são impressionantemente enormes (739 metros) e espetaculares. É composto por três cachoeiras: Superior, Médio e Inferior. No entanto, você nem precisa subir as duas cachoeiras superiores para apreciar a magnificência desse milagre natural. Uma das plataformas de visualização permite visualizar a cachoeira inteira de longe.
A primavera é a melhor época para visitar Yosemite Falls, quando as flores silvestres começam a florescer e o clima é quente. Não deixe que o mito do “clima ameno da Califórnia” o engane: no inverno, a neve cai no Parque Nacional de Yosemite, e a cachoeira em si não flui totalmente e não parece tão interessante.
Cataratas do Anjo (Kerepakupai-Meru), Venezuela
Este córrego de 979 metros é a cachoeira mais alta do mundo. E para os viajantes da Venezuela, é quase uma atração imperdível.
Angel também é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e foi reivindicada por ter sido descoberta pelo renomado explorador inglês Sir Walter Raleigh enquanto procurava a cidade de Eldorado em 1595. No entanto, o nome "Angel" é uma versão em espanhol da pronúncia do nome do piloto James Angel, com cuja mão leve a cachoeira se tornou amplamente conhecida.
Os visitantes modernos da cachoeira terão uma jornada emocionante e difícil, já que Angel ainda é considerado um lugar bastante distante, e você pode acessá-la apenas por rio ou por ar. Mas os destemidos caçadores de cachoeiras serão recompensados com uma visita a um dos lugares mais emocionantes da Terra.
A maioria, se não todas as viagens ao rio para Angel Falls, ocorrem entre junho e dezembro, quando o nível da água é alto o suficiente para garantir um movimento seguro ao longo do rio. Viagens em outras épocas do ano podem não ser possíveis, portanto planeje sua viagem com antecedência.
Cataratas Vitória, Zâmbia e Zimbábue
Não é de surpreender que nas três primeiras da lista das cachoeiras mais bonitas estejam as Cataratas Vitória mais famosas do mundo. Está localizado na fronteira da Zâmbia e Zimbábue. Embora tecnicamente essa cachoeira não seja a mais alta (apenas 120 metros) ou a mais larga (1800 metros), é conhecida como a única cachoeira do mundo, com mais de cem metros de altura e mais de um quilômetro de largura.
Muitos viajantes à África visitam especificamente a Zâmbia ou o Zimbábue para assistir ao fluxo descontrolado, trovejante e cintilante da água - um espetáculo que pode ser visto uma vez na vida.
O clima ameno durante todo o ano na área de Victoria Falls apenas aumenta sua popularidade. No entanto, o verão africano pode ser muito quente e seco, e é melhor ir a uma das cachoeiras mais famosas do mundo, de março a agosto.
Cachoeira inesperada, Rússia
Na foto das cachoeiras mais bonitas do mundo, você viu muitas cascatas impressionantes em altura e largura. No entanto, a Rússia também não é privada de belas cachoeiras. E, talvez, o mais original deles esteja localizado no Território de Primorsky, na Esquerda Humpback Key (um afluente do rio Steklyanukha).
O nome da cachoeira é explicado por sua localização - ela cresce repentinamente na frente dos viajantes no caminho pela antiga estrada da floresta, cercada pela taiga Ussuri com sua flora e fauna distintas. A altura do "Inesperado" é de apenas 9 metros; consiste em duas cascatas que fluem ao longo dos pilares de basalto.
A melhor época para visitar esta cachoeira é verão-outono, durante a semana. Há muitos turistas ao redor da cachoeira nos fins de semana, e é impossível fotografá-la para que nenhum estranho entre na cena.