Nas últimas três décadas, a indústria de videogames gerou muitos heróis, muitos dos quais se tornaram reconhecíveis não apenas pelos jogadores, mas também pelas pessoas que estão longe dos jogos.
Às vezes, esses heróis são cheios de virtude, determinação e decência. Em outros casos, eles têm uma "moralidade cinzenta"; pronto para fazer coisas terríveis com um grande propósito ou motivos pessoais.
Abaixo, listamos os personagens cult dos videogames, antigos e novos, que têm um impacto significativo no desenvolvimento da indústria de jogos ao longo dos anos. Seus participantes são organizados em ordem aleatória. À medida que novos jogos estiverem disponíveis, a lista será expandida.
Importante: na descrição dos personagens, há spoilers para jogos!
25. Dovakin (The Elder Scrolls V: Skyrim)
Nossos 25 heróis mais famosos dos videogames são abertos pelo Dragonborn - um guerreiro predito pelas profecias destinadas a salvar Nirn do dragão Alduin, o Devorador de Mundos. Ele ou ela tem a capacidade de absorver a alma de um dragão morto e ganhar seu conhecimento e força.
Isso faz do Dovakin uma criatura extremamente poderosa, com a ajuda de que inúmeras pessoas e facções precisam.
Dependendo da vontade do jogador, o Dovakin nem sempre faz a escolha mais ética. Mas quando o destino do mundo estiver em jogo, esse herói o protegerá a todo custo.
24. Sam Fisher (célula de Tom Clancy's Splinter)
Existem heróis que agem na sombra. Um deles é Sam Fisher, um agente de campo que trabalha para a unidade da NSA chamada The Third Echelon.
Ele é bem treinado em artes marciais, versado em tecnologia, habilmente coleta inteligência e usou essas habilidades muitas vezes para combater o terrorismo.
Ele não é de forma alguma perfeito, e ele tem seus esqueletos no armário. Mas mesmo quando os aliados se rebelam contra ele, você sempre pode contar com Fisher fazendo a coisa certa.
Em 2011, o Guinness Book of Records colocou Sam Fisher na 24ª linha entre os 50 melhores personagens em jogos de computador.
23. Leon S. Kennedy (Resident Evil)
Existem muitos heróis na franquia Resident Evil, mas Leon é o mais popular deles. Ele percorreu um longo caminho: de um policial novato que chegou a Raccoon City no início da epidemia de vírus T a um agente especial que tem um zumbi.
Apesar dos obstáculos aparentemente intransponíveis, Leon teve sucesso em Resident Evil 4, lutando contra muitas pessoas e monstros parasitas, e o tempo todo se lembrando de fazer uma ou duas piadas para aliviar a tensão.
Ele ajudou a salvar o mundo mais uma vez em Resident Evil 6, com a ajuda da agente do serviço secreto Helena Harper. Repetidamente, Leon Kennedy demonstrou sua capacidade de sobreviver e realizar qualquer tarefa que lhe fosse confiada com um comportamento calmo e a sangue frio que o torna a pessoa perfeita para esse trabalho.
22. Nico Bellic (Grand Theft Auto IV)
Este não é um herói tradicional, e pode-se até argumentar que ele não é, no mínimo, um personagem positivo clássico.
Mas, como é o caso de qualquer bom anti-herói, é precisamente a alma atormentada e confusa de Niko que o torna um personagem irresistível; aqueles para quem você pode torcer, apesar de suas ações de sangue frio.
21. Booker DeWitt (Bioshock: Infinito)
Um detetive particular recebe uma tarefa de ir para a Colômbia e libertar a garota Elizabeth, filha de Zachariah Comstock, da prisão.
No entanto, "esta é a sua vez" é que Booker e Comstock são a mesma pessoa de realidades paralelas. Em essência, isso faz de Booker o herói e o vilão de Bioshock: Infinite, que lutam entre si para determinar o destino final de sua filha.
20. Soldado da Perdição
Doomguy (cara de Doom), Carrasco, Rock Soldier - você pode chamar esse personagem como quiser.
Você o conhece e o ama não por seu nome e nem por sua aparência (ela está escondida atrás de um traje de combate), mas pelo extermínio magistral de multidões de demônios em um dos piores jogos de PC de todos os tempos. Claro, sob sua orientação estrita.
19. Lara Croft (Tomb Raider)
Na lista dos melhores personagens dos videogames de todos os tempos, existe um viés óbvio em relação aos homens. No entanto, Lara Croft dará chances para muitos deles. Ela é uma arqueóloga feminina forte, bonita e inteligente que viaja pelo mundo explorando muitos túmulos diferentes e lugares misteriosos para finalmente salvar o mundo.
Lara Croft se tornou tão popular ao longo dos anos que alcançou sucesso não apenas no mundo dos jogos, mas também na indústria do entretenimento, aparecendo em curtas-metragens, longas-metragens e quadrinhos.
18. Geralt de Rivia (The Witcher)
O bruxo ganha a vida matando monstros e faz todo o possível para não interferir nos assuntos de outras pessoas. Mas, como qualquer herói positivo, ele não pode passar por perto quando vê uma pessoa inocente e que precisa de ajuda.
Isso não significa que Geralt não faça coisas terríveis. A vida do bruxo o encoraja a fazer o trabalho sujo que outros não farão. E muitas vezes ele tem que fazer uma escolha entre "fazer o bem" e "fazer o mal" ou "não fazer nada".
É bom ver que o desenvolvimento do enredo e o final dependem inteiramente das ações do personagem e, portanto, do jogador.
Em 2018, a Gambling incluiu Geralt of Rivia nos personagens de videogame mais cobiçados.
17. John Marston (Red Dead Redemption)
Marston é a última pessoa a se considerar um herói. Ele passou a maior parte de sua vida com bandidos e fez coisas terríveis.
Esse é um personagem complexo que, por um lado, está pronto para fazer tudo pelo bem de sua família e tem seu próprio código de ética e, por outro, hesita em disparar uma bala em seus ex-cúmplices.
16. Ezio Auditore (Assassin's Creed)
Um dos heróis mais populares dos jogos de computador é charmoso, modesto e mostra um senso de justiça inabalável.
Guiado por uma sede egocêntrica de justiça e vingança, Ezio se transformou em um assassino perfeito, cujos assuntos tiveram uma forte influência na história do mundo em que ele "vive".
15. Android 2B (NieR: Automata)
Um dos personagens mais bonitos dos jogos de computador demonstra aos jogadores exatamente a quantidade de carne virtual nua necessária para uma fantasia. Isso torna a jogabilidade não apenas interessante, mas também emocionantemente sexy.
Esmague os inimigos com a ajuda de uma garota encantadora com uma música de olhos vendados e fascinante - o que poderia ser mais agradável para um jogador de qualquer idade?
14. Kratos (deus da guerra)
Seguimos a história de Kratos ao longo de toda a série God of War, então, nesse sentido, ele é um herói. Mas, guiado apenas por seus desejos, ele é o mais repreensível possível para um personagem do jogo.
E, no entanto, é em sua jornada que Kratos segue o caminho da redenção. Embora isso não elimine necessariamente seus pecados, ele adiciona versatilidade ao personagem de um dos melhores anti-heróis da indústria de videogames.
13. Mario (Super Mario Brothers)
É claro que os personagens mais importantes dos videogames de todos os tempos são inconcebíveis sem esse encanador de bigode e intrometido (que, aliás, era originalmente um carpinteiro chamado Jumper). Sua primeira aparição ocorreu em 1981 no fliperama Donkey Kong.
Devido ao fato de Mario e seu irmão Luigi serem conhecidos pelo termo "Mario Brothers", os fãs sugeriram que o nome completo do herói seja Mario Mario.
Ele se tornou o primeiro personagem de videogame a receber sua própria imagem de cera no famoso Hollywood Wax Museum. E o Guinness Book of Records deu a ele a palma da liderança no ranking dos melhores personagens em jogos de computador.
12. Marcus Phoenix (Gears Of War)
No mundo dos videogames, não faltam fuzileiros espaciais, mas Marcus Phoenix é sem dúvida um dos mais destacados. Apesar de sua aparência brutal e cruel, ele mostra sincera devoção a seus companheiros de armas e determinação estoica.
Essas características definidoras deram a ele e ao esquadrão Delta a oportunidade de mudar a maré da guerra com a Locust Horde várias vezes e finalmente vencer a guerra.
11. Sonic (Sonic, o Ouriço)
Este personagem famoso foi introduzido pela primeira vez aos jogadores em 1991. Sonic the Hedgehog, como Mario, alcançou grande sucesso por décadas, apareceu em outros universos de jogos e também recebeu sua própria série de filmes e televisão, e até quadrinhos.
Ele conquistou o coração de muitos fãs de jogos de computador e continua a fazê-lo até hoje.
10. Nathan Drake (desconhecido)
Objetivamente, é difícil ver Nathan Drake como uma figura heroica tradicional. Ele matou muitas pessoas, colocou em perigo deliberadamente seus amigos, tentando encontrar uma antiga cidade perdida ou algum sítio arqueológico valioso.
No entanto, Drake faz isso com tanto carisma e um excelente senso de humor que você não pode deixar de ficar do lado dele.
Na vida real, você deve ficar longe de pessoas como Drake, mas no mundo dos jogos de computador você quer ficar ao lado dele em todos os estágios imprudentes da jornada.
9. Liu Kang (Mortal Kombat)
Talvez este não seja o personagem mais vívido da série de jogos de Mortal Kombat, mas ele se encaixa no arquétipo do herói melhor do que qualquer outro, já que o destino do reino terrestre caiu sobre seus ombros várias vezes.
Liu Kang foi o campeão de quatro torneios de Mortal Kombat. Este é um feito que não foi repetido por mais ninguém.
Ao contrário de muitos de seus colegas, ele luta não por causa de desejos egoístas, mas pela proteção de seu mundo e das pessoas nele. Ele é puro de corpo e alma, o que faz de Liu Kang o melhor que Mortal Kombat tem, e um herói pelo qual vale a pena torcer.
8. Cloud Strife (Final Fantasy VII)
A questão não é apenas que Cloud parece muito legal, como convém ao protagonista. No final de Final Fantasy VII, ele não é mais o que era no começo.
Sua jornada é tão interna quanto externa, o que o torna um personagem particularmente "de várias camadas" para quem é interessante interpretar.
Cloud ficou entre os melhores personagens em jogos de computador, segundo a revista Empire, Guinness Book of Records, Electronic Gaming Monthly e Dengeki PlayStation.
7. Gordon Freeman (meia-vida)
Aqui está um ótimo exemplo de como circunstâncias incomuns podem transformar até uma pessoa mansa em um herói. Freeman começa na primeira meia-vida como físico teórico, apenas fazendo seu trabalho na Black Mesa. Mas quando um experimento malsucedido abre o caminho para a Terra para um exército de seres extraterrestres, Freeman é forçado a pegar sucata e salvar o mundo.
Suas ações falam mais alto do que as palavras podiam, levando-o a um papel de liderança contra a Aliança. Apesar das impressionantes realizações de Freeman, ainda não sabemos o destino final do cientista guerreiro.
6. Solid Snake (Metal Gear)
Graças a suas muitas façanhas, Solid Snake ganhou uma reputação de homem que "torna possível o impossível". Ele derrotou muitas das encarnações do Metal Gear e, assim, ajudou o mundo a evitar um desastre nuclear.
Ele sobreviveu à traição, um ambiente hostil e até acelerou o envelhecimento. Ele era um soldado ideal até sua aposentadoria e viveu o resto de sua vida em paz. Um final digno de uma vida agitada.
5. Chefe Principal (Halo)
Um personagem chamado John-117 é um super soldado bioquimicamente aprimorado e é facilmente reconhecível graças à armadura verde e um capacete com uma parte "dourada".
Apesar do fato de que Master Chief se tornou um dos heróis cult dos jogos de computador, ele também recebeu críticas negativas relacionadas ao fato de esconder uma pessoa atrás de um capacete durante o jogo ser um sinal de sua fraqueza como pessoa e como arma.
No entanto, além dessas emoções negativas, o John-117 teve um impacto duradouro nos fãs e jogadores de todo o mundo.
4. Link (A Lenda de Zelda)
Esta é uma das figuras mais populares, icônicas e reconhecíveis da história dos jogos de computador, e com razão. Existem poucos heróis mais virtuosos que Link.
Ele tem um tremendo poder através do uso de armas lendárias, mas nunca o usa para realizar projetos egoístas ou prejudicar inocentes. Suas ações são altruístas e seus pensamentos são puros.
Também vale mencionar a princesa Zelda, que é constantemente salva por Link. Essa personagem fez sua estréia em 1986 e é frequentemente retratada nos primeiros jogos como uma "donzela em perigo".
No entanto, à medida que os jogos da série The Legend of Zelda evoluíram ao longo dos anos, a Princesa Zelda gradualmente se tornou um personagem mais dedicado. Em 2009, a Official Nintendo Magazine em 2009 a nomeou uma das três heroínas mais eminentes criadas pela Nintendo. E a revista Chip incluiu Zelda entre as 3 melhores personagens femininas do jogo
A popularidade do jogo também levou à criação de uma série de televisão animada, livros e quadrinhos.
3. "BJ" Blaskowitz (Wolfenstein)
Para se tornar um herói, você precisa matar o dragão. Mas o assassinato de hordas de fascistas também funcionará. E o herói de Wolfenstein, B.J. Blaskovich, faz isso melhor do que ninguém.
Nos jogos da série Wolfenstein, Blaskowitz é mostrado atencioso, perspicaz e engenhoso, o que o torna muito mais do que apenas um personagem unidimensional. E o relacionamento dele com Anna e a motivação para garantir sua segurança tornam Blaskovitsa também humano.
2. Comandante Shepard (efeito de massa)
Seja homem ou mulher, o comandante Shepard é uma pessoa que deseja imitar.
Uma mistura ideal de pragmatismo e idealismo permitiu que ele fizesse amigos e motivasse algumas das pessoas e não-humanos mais influentes da galáxia a ações importantes.
Usando todos os seus talentos para salvar a galáxia de ser destruída pelo poder aterrorizante dos Reapers, o comandante Shepard, sem hesitação, está pronto para sacrificar sua vida pelo bem da humanidade.
1. Arthas Menethil (Warcraft)
Sendo parte integrante do Warcraft III, bem como do jogo online do World of Warcraft, Arthas Menethil é um dos personagens principais que os jogadores conhecerão. Sua história é um lembrete de onde boas intenções podem se multiplicar por desespero e orgulho.
Uma vez ele foi o amado príncipe de Lordaeron, mas no final ele se tornou uma das pessoas mais sinistras e poderosas da história de Azeroth. O que levou ao fato de que Arthas, agora conhecido como Lich King, se tornou o antagonista mais proeminente no universo Warcraft.