Todos os anos, a Forbes russa, como uma boa dona de casa, conta galinhas, mas não é simples, mas ouro. Especialistas da revista monitoram a capital russa e escolhem as cópias mais bem alimentadas em termos de riqueza.
A lista da Forbes das pessoas mais ricas da Rússia em 2019 totaliza 200 pessoas, mas falaremos sobre os dez primeiros.
10. Roman Abramovich
Fortuna: US $ 12,4 bilhões
Abre as dez pessoas mais ricas selecionadas da Rússia em 2019, de acordo com a Forbes Roman Abramovich. Embora ele prefira viver em silêncio, ficar em segundo plano e dar entrevistas raramente e apenas nos principais feriados, ele é o homem mais rico "russo" do Ocidente.
Mesmo as pessoas que estão longe do futebol sabem que, no início dos dois milésimos, o ex-chefe de Chukotka comprou o Chelsea para si próprio, despejando uma quantia sem precedentes na história dos clubes de futebol - 140 milhões de libras.
Mas apenas um terço de um século atrás, Abramovich iniciou sua carreira comercial com a venda de brinquedos de borracha na sociedade cooperativa "Cosiness". É verdade que muita coisa mudou desde então - ele passou de brinquedos para derivados de petróleo, contribuiu para a eleição de Yeltsin em 1996 e experimentou a ira soberana de Vladimir Vladimirovich. E agora os venezianos indignados reclamam à prefeitura que o iate do bilionário bloqueia sua visão do mar.
9. Alisher Usmanov
Fortuna: US $ 12,6 bilhões
A vida e a carreira de Usmanov prosseguiram violentamente. Ele começou como um representante típico da elite da nomenclatura soviética.
Tudo parecia se tornar sem nuvens, quando, de repente, no início dos anos 80, a Themis soviética lançou sua espada punitiva contra vários representantes da juventude do partido de ouro, incluindo Alisher. Usmanov foi condenado a 8 anos por fraude. No entanto, vinte anos depois, a sentença foi reconhecida como fabricada.
O que quer que fosse, Usmanov só poderia subir novamente depois de sete anos, quando começou a comercializar sacolas plásticas e tabaco. Depois, ele liderou a empresa, que coletava dinheiro dos devedores pelo gás consumido. E então ele se mudou para a indústria do entretenimento - ele comprou a Muz-TV, ações da Megafon e Scartel (anteriormente Yota), e também se tornou o único proprietário da Mail.Ru.
O último inclui Vkontakte e Odnoklassniki, e um monte de jogos online que diferem no modelo de distribuição de shareware e monetização.
8. Andrey Melnichenko
Fortuna: US $ 13,8 bilhões
Melnichenko demonstrou seu talento para ganhar dinheiro em sua juventude. Em seu dormitório estudantil, um escritório de câmbio foi organizado por seus esforços (lembra-se de que no início da perestroika eles estavam espalhados pelas ruas das cidades?).
Com o tempo, o negócio de câmbio cresceu para o MDM Bank. Então, Andrew decidiu se afastar de questões financeiras e passar para questões industriais. Agora ele é o principal acionista das empresas SUEK (carvão) e Eurochem (fertilizantes). E ele se orgulha de ter criado as duas empresas do zero, em contraste com aquelas que conseguiram arrebatar peças da URSS que estavam deixando o esquecimento no início dos anos 90.
Uma das pessoas mais ricas da Rússia, junto com sua esposa e dois filhos, leva uma vida tranquila e fechada em seu gigantesco iate, projetado por ordem pessoal.
7. Mikhail Fridman
Fortuna: US $ 15 bilhões
Em sétimo lugar na lista das pessoas mais ricas da Rússia, estabeleceu-se Michael Fridman. Como Abramovich, ele estava intimamente associado a Yeltsin e também apoiou a reeleição de Boris Nikolaevich com o rublo.
E, diferentemente de outros figurões financeiros, os banqueiros, agindo de maneira semelhante, apenas Friedman conseguiu conduzir sua ideia pelas águas turbulentas dos anos 90 e pelas crises financeiras dos dois milésimos até os dias atuais. Não apenas isso, mantenha-o em condições de trabalho e até prósperas. Estamos falando do Alfa Bank.
Em 2013, Mikhail decidiu cobrir a Europa também. De acordo com a tradição que já se desenvolveu entre bilionários russos, ele comercializa produtos de petróleo em sua empresa, sucintamente chamado de "L1".
6. Vladimir Potanin
Fortuna: US $ 18,1 bilhões
Outro representante da elite da nomenclatura, que, em um momento de virada no país, conseguiu se mexer e receber ativos valiosos.
Foi Potanin quem teve a idéia de leilões de garantias, graças aos quais os grandes bancos conseguiram se tornar grandes acionistas de empresas industriais e de mineração durante a perestroika.
Como resultado dessa manobra financeira, Vladimir tornou-se acionista da Norilsk Nickel, que continua a nutri-la financeiramente até hoje.
5. Gennady Timchenko
Fortuna: US $ 20,1 bilhões
Mas Timchenko, ao contrário da maioria dos dez maiores bilionários da Forbes, não é o ninho de Yeltsin, mas de Putin. Gennady está familiarizado com o PIB quase da escola, e essa amizade pode ter influenciado sua carreira.
A Timchenko estava envolvida principalmente na venda de derivados de petróleo no exterior. E, como muitos bilionários russos, sofreu o golpe das sanções ocidentais.
É verdade que apenas um dia antes de sua introdução, mostrando uma visão incrível, Timchenko vendeu 44% do comerciante de petróleo a seu parceiro escandinavo. A família de um bilionário, que agora em vez da Finlândia e da Suíça agora tem que encontrar na Rússia, sofreu com os estoques.
No entanto, Gennady não está triste, continua a ganhar dinheiro e a fazer amizade com o chefe de Estado. Ele garantiu repetidamente que dinheiro não é nada e, ao primeiro clique dos dedos de Vladimir Vladimirovich, ele está pronto para transferir capital para o estado ou para a caridade. "Se isso fosse benéfico", acrescenta o bilionário.
4. Alexey Mordashov
Fortuna: US $ 20,5 bilhões
A revista Forbes tem sentimentos calorosos por Mordashov, foi sua foto que apareceu na capa da primeira edição desta revista. O que você diz, o caminho de Mordashov incorpora a quintessência de um típico empresário russo.
A chave do sucesso é a privatização oportuna do petróleo e gás ou, como neste caso, da metalurgia. Além disso, Mordashov agiu prontamente, praticamente retirando a fábrica de debaixo do nariz de seu próprio chefe, que o instruiu a coletar um pacote de documentos para privatização.
E assim começou a carreira monetária de Alexei, que em 2019 lhe trouxe algumas dezenas de bilhões de dólares. Além da fábrica, Mordashov também é um magnata da mídia que possui as ações do Channel One, STS e o mesmo canal sobre alienígenas reptilianos, a REN TV. Ele também possui metade das ações da Tele2.
3. Vagit Alekperov
Fortuna: US $ 20,7 bilhões
As três pessoas mais ricas da Rússia em 2019 são abertas por Vagit Alekperov, o maior e maior acionista permanente da Lukoil. Em termos de capital, essa companhia de petróleo perde apenas para o principal escritório financeiro da Federação Russa, o Sberbank.
Ele começou a trabalhar na indústria de petróleo nos tempos soviéticos, no início da perestroika, atuou como ministro da indústria de petróleo e gás e, após o colapso da URSS, privatizou com êxito três depósitos ricos. Dos nomes desses depósitos, foi adicionada a abreviação Lukoil.
E em seu tempo livre, contando o dinheiro ganho por Lukoil, Alekperov está envolvido na contagem de dinheiro material. Ele coleciona moedas antigas.
2. Vladimir Lisin
Fortuna: US $ 21,3 bilhões
Como o próprio Vladimir diz, ele compra tudo o que pode trazer um "efeito sinérgico". Que tipo de efeito ele é modestamente silencioso. No entanto, essa estratégia rendeu bilhões de dólares.
E apesar de Vladimir ter começado como um simples instalador elétrico, mais tarde teve a sorte de trabalhar sob a direção de Oleg Soskovets, que manteve fortes laços com o futuro primeiro presidente russo. Essas conexões não ajudaram Lisin quando, em meados dos anos 90, Yeltsin o demitiu de uma confortável cadeira de metal preto; mas Vladimir não se surpreendeu e levou a usina metalúrgica de Novolipetsk, anteriormente pertencente ao grupo Soskovets, ao barulho.
E dez anos depois, ele mudou de rumo e voltou os olhos para o transporte, tornando-se um dos maiores players do mercado de transporte ferroviário. No entanto, a NMK continua sendo sua vaca mais amada e mais leiteira.
1. Leonid Mikhelson
Condição: 24 bilhões de dólares
A lista das pessoas mais ricas da Rússia é liderada por Leonid Mikhelson. Nesse contexto, mesmo a fortuna da mulher mais rica da Rússia não parece tão grande.
Ao mesmo tempo, Mikhelson acredita que o dinheiro não é a principal coisa na vida. O principal é que, por mais patética que seja, a criação.
Aparentemente, os muitos anos de experiência de Leonid em projetos de construção sob a orientação do construtor do papa estão afetando. Ele começou sua carreira com a construção do oleoduto siberiano, onde trabalhava um contingente específico - ex-condenados.
Sob os auspícios do papa, a carreira de Leonid subiu e subiu até a perestroika. Então, um aumento suave deu lugar a um aumento rápido, especialmente quando Mikhelson privatizou o Kuibyshevprovodstroy, que ele liderou nos tempos soviéticos.
E então começou o padrão de produção e processamento de hidrocarbonetos para um empresário de sucesso, no qual Mikhelson está atualmente envolvido.